Bahia: Semana do Meio Ambiente é realizada em parceria com a ONU

0
661

A abertura oficial da Semana acontece segunda-feira (3), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT)

 

O Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SEC), realiza uma extensa programação entre os dias 03 e 07 de junho, em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Serão promovidas várias atividades destinadas a diversos públicos, desde eventos técnico-científicos à inauguração da reforma do Parque Zoobotânico, o Jardim Zoológico, passando pela assinatura de decretos, acordos de cooperação, contratos e convênios.

A abertura oficial da Semana acontece segunda-feira (3), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Com a participação especial do teólogo Leonardo Boff, o evento contará com a presença dos secretários João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente, e Jerônimo Rodrigues, da Educação, da diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, além de representantes da ONU Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante a cerimônia de abertura, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, assinará o termo de compromisso da campanha Respire Vida, da ONU. A Bahia é o primeiro estado a participar dessa ação global por ar limpo, promovida pelas Nações Unidas, que busca mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima. Também será lançado pela ONU Meio Ambiente, junto às escolas da rede estadual de ensino, o desafio Campeões dos Oceanos: Desafio do Plástico, que visa conscientizar a população para o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho.

Ainda em parceria com a ONU Meio Ambiente, após a abertura oficial, terá início o evento Diálogos sobre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade do Ar: Avanços da Agenda 2030. Com a participação de convidados locais e internacionais, o evento vai debater quatro temas relacionados à poluição: Resíduos, Queimadas e Poluição; Mobilidade urbana; Poluição do Ar e Saúde; e Educação e Juventude pela Qualidade do Ar.

Paralelamente à programação oficial, será realizada nas escolas da rede estadual de ensino uma Mostra de Cinema com filmes sobre a temática juventude e meio ambiente e atividades ligadas ao projeto Juventude em Ação (JA), que tem como objetivo promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 escolar durante todo o ano letivo, tendo o protagonismo estudantil como a essência do projeto.

Na terça-feira (4), das 8h30 às 17h30, no IAT, as duas Secretarias e o Inema promovem o seminário Meio Ambiente em Prática: A Pluralidade de Ações na Gestão Ambiental. Dirigido a técnicos, professores e pesquisadores da área, o evento contará com apresentações de trabalhos acadêmicos e institucionais nas áreas de gestão de recursos hídricos, educação ambiental, monitoramento de cobertura vegetal, licenciamento ambiental, resgate de animais silvestres, e cadastro estadual florestal de imóveis rurais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Forte na Noticia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here