O adeus a Prefeita de São Francisco do Conde Rilza Valentim

0
296

Uma despedida memorável para uma mulher que viveu intensamente e uma gestora considerada revolucionária… Com lágrimas nos olhos, no semblante que configurava a tristeza da perda e até mesmo no choro contido, uma multidão, a perder-se de vista, prestigiou a última aparição pública da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, nesta sexta-feira, 25 de julho. Acometida por uma ‘embolia pulmonar’, decorrente de anemia falciforme, doença genética, Rilza faleceu na tarde da última quinta-feira, dia 24, às 17:30h, no Hospital Aliança, em Salvador.

Transportada para a sua cidade-natal ainda na madrugada de quinta para sexta, desde o início da manhã de ontem, a população sanfranciscana pôde despedir-se da prefeita na Câmara Municipal de Vereadores, local onde ela foi velada e realizada a missa de corpo presente. Lá, momentos emocionantes marcaram a despedida, a contar a entrada de um grupo que cantava para Rilza e fez os demais presentes aplaudirem e chorarem diante da canção que dizia o quanto ela já tinha trabalhado pelo povo e por sua cidade e que agora merecia seguir em paz para o seu descanso eterno. Outro momento marcante foi a fala de Rafaela Valentim, filha da prefeita, que exaltou em suas palavras o amor que tem pela mãe e a falta que ela iria fazer. Ademais homenagens, mensagens de políticos escritas para Rilza também foram lidas, contagiando especialmente seus familiares de muita emoção. Entre os bilhetes estavam os do ex-presidente Lula e sua esposa Marisa Letícia, do governador Jaques Wagner, do vice-governador Otto Alencar, dos deputados federais João Leão e Rui Costa, deputados estaduais Rosemberg Pinto e Bira Corôa, o ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla e a presidente da UPB, Maria Quitéria.

Levada em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros, o cortejo que seguia na última caminhada de Rilza percorreu as principais ruas do município que ganhou notoriedade nos últimos tempos. Estimam-se mais de 20 mil pessoas, entre familiares, amigos, funcionários, populares e simpatizantes. Nas esquinas das avenidas era fácil ouvir alguém contando com alegria uma história sobre Rilza, já das janelas e sacadas confetes e pétalas de flores eram jogados arrancando aplausos que demoravam a cessar. E foi assim até o Alto da Bela Vista, local onde fica o cemitério municipal, em que Rilza foi sepultada junto ao seu pai e irmão.

Para a população de São Francisco do Conde fica uma certeza, Rilza se foi, porém a lembrança de sua passagem pela Terra estará para sempre marcada na história de São Francisco do Conde, por seu legado de conquistas e ações que mudaram a realidade de seu povo e sua cidade que tanto amava.

Autoridades presentes

Jaques Wagner (governador), Otto Alencar (vice-governador) e Pinheiro (senador). Os deputados federais: Rui Costa, Amauri Teixeira, José Carlos Araújo e Zezéu Ribeiro. Os deputados estaduais: Rosemberg Pinto, Bira Corôa, Cacá Leão, Luiza Maia, Joseildo Ramos, Álvaro Gomes e Yulo Oiticica. Os secretários estaduais Osvaldo Barreto (Educação), Maurício Barbosa (Segurança Pública) e Vera Lúcia Barbosa (Políticas para as Mulheres). Ailton Ferreira (Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública). Os prefeitos: Maria Quitéria (Cardeal da Silva e atual presidente da UPB), Domingas Souza da Paixão (Governador Mangabeira), Railton Oliveira (Itagi), Márcio Paiva (Lauro de Freitas), Ricardo Machado (Santo Amaro), Geranilson Requião (Catu), Jansei Mesquita (São Sebastião do Passé), Oséas Rebouças (Aiquara), Antonio Carlos Paim Cardoso (Amélia Rodrigues), Antonio Magno de Souza (Vera Cruz), Radaman Barreto (Varzedo) e Jeferson Andrade (Madre de Deus). Os vices-prefeitos Evandro Almeida (São Francisco do Conde) e Breno Valadares (São Sebastião do Passé). Os secretários municipais de São Francisco do Conde: Marivaldo do Amaral (Fazenda e Orçamento), Joaci Pena (Infraestrutura), Paulo Sérgio (Governo), Rui Barbosa (Habitação e Regularização Fundiária), Cristiana Ferreira (Educação), Sandra Pitanga (Cultura), Paulo César (Desenvolvimento Econômico), Aloísio Oliveira (Desenvolvimento Social), Carlos Alberto Bispo (Esportes e Lazer), Adílio Nascimento (Gabinete), Silmar Carmo (Planejamento), Wellington Marcula (Meio Ambiente), Renato Costa Rosa (Agricultura e Pesca), Telma da Conceição Silva (Saúde), Francisco Santos da Silva (Serviços Públicos), André Luís Costa (Gestão Administrativa) e José Carlos Reis (Turismo). O controlador do município, Alexsandro Buri Caldas, assessor jurídico Agberto Pithon, o defensor público Claudemiro Oliveira, assessora de comunicação Vanessa Rodrigues e o assessor de eventos, André Nunes.

Os militares Major Moisés, Capitão Aguiar e Tenente Edvan. O delegado Luís Henrique Costa Ferreira. Paulo Gabriel Nacif (reitor da UFRB) e Fernando Afonso Ferreira Junior (vice-reitor da UNILAB). César Nunes (ex-secretário de Segurança Pública). Os vereadores de São Francisco do Conde: Eliezer de Santana (presidente da Câmara), Arlete Medeiros, Robson Portugal, Vanusa, Joinha, Adelmo do Andaime, Antonio Carlos Lopes (Pantera), Luís de Campinas, Mário Nogueira, Venilson Souza (Cravinho), Sandro Valença, Sônia Batista e Messias Antonio. Os vereadores de Salvador: Tia Eron, Moisés Rocha e Waldir Pires (representado pela assessora Diana Telma), Marcelino (vereador de Camaçari), Serrinha SS, Joseval da Silva e João Cláudio (vereadores de Candeias) e Fábio Argôlo (presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião do Passé). Os ex-prefeitos: Caetano (Camaçari), Amiga Ju e Tonha Magalhães (Candeias), Ioná Queiroa (Camamu), Tânia Portugal (São Sebastião do Passé), Marcelo Abreu e Moema Gramacho (Lauro de Freitas), José Ataliba (Maragojipe), Edson Almeida (Simões Filho), Tânia Yoshida (Conceição do Jacuípe), Antonio Calmom (São Francisco do Conde), Cibele Carvalho (Rafael Jambeiro) e Eranita Brito (Madre de Deus). Os ex-vereadores Amarildo Guedes (São Francisco do Conde) e Jibson Coutinho (atual secretário de Esporte de Madre de Deus).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here