Hemoba realiza festa junina para celebrar o Dia do Doador de Sangue

0
766

Os estoques de sangue da Hemoba continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho, que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e realização de jogos oficiais da Copa América na capital baiana

 

Para celebrar o Dia do Doador de Sangue, a Fundação Hemoba vai realizar uma festa junina, a partir das 10h desta sexta-feira (14), no Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do HGE, em Brotas, na capital baiana. O arrasta pé vai comemorar a solidariedade dos doadores, com programação que seguirá durante todo o dia, com atração musical, lanche típico e concurso interno. A data foi criada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para dar destaque ao gesto de empatia e generosidade, responsável por salvar milhares de vidas todos os anos.

O comando da festa organizada pelo Hemoba ficará por conta do artista baiano, Edd Bala, que garante levar irreverência e criatividade aos participantes, interpretando músicas populares nordestinas, além de canções autorais. O cantor também apresentará a música “Forró do Sangue Bom”, composta pelo publicitário André Sant’Ana e, gentilmente, doada para a causa do sangue. A canção foi feita especialmente para estimular o aumento das doações e é tema da campanha 2019. “Convido os músicos e artistas que estarão fazendo agendas festivas na Bahia para levarem esta mensagem ao público. Precisamos, através da arte e entretenimento, sensibilizar nossos públicos para essa causa tão nobre que é a doação de sangue”, ressaltou Edd Bala.

Estoques

Os estoques de sangue da Hemoba continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho, que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e realização de jogos oficiais da Copa América na capital baiana. No momento, todos os tipos sanguíneos precisam de reposição, entretanto, a Fundação enfatiza o pedido de doações de O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em situações de urgência e emergências nos hospitais e unidades de saúde.

Para doar

O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura; além de portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ascom/Hemoba

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here