Dicas de como se alimentar em caso de virose

0
234

Alimentos leves e remédios específicos podem melhorar o desconforto

 

A virose é uma maneira genérica de chamar qualquer doença ocasionada por um vírus, geralmente quando ele não é detectado. O tipo mais frequente é a gastrointestional, que sé ainda mais frequente em épocas quentes, como o verão. Os vírus mais comuns são dois: o Rotavírus e o Norovírus.

O primeiro é uma das principais causas de diarreia grave em recém-nascidos e crianças. Além disso, ele pode se ocasionar um quadro de gastroenterite, inflamação aguda que atinge os órgãos gastrointestinais. Já o segundo é transmitido por meio de alimentos e bebidas que foram manipuladas por pessoas infectadas.

Os sintomas mais comuns da virose são vômitos, diarreia, dores abdominais e pelo corpo e, em casos mais graves, febre. Se perdurar por muito tempo, é preciso tomar cuidado para que o doente não fique desidratado. Como o estômago pode ficar fraco, é importante ingerir alimentos que sejam nutritivos e leves. Pensando neste quadro, confira os alimentos mais indicados para as pessoas com virose!

Primeiros dias
É preciso tratar os sintomas da virose, por isso muitos acreditam que a primeira medida a ser tomada é inibir a diarreia. Entretanto, o paciente não deve ingerir alimentos que prendam o intestino durante os três primeiros dias, pois a diarreia é essencial para que o vírus seja liberado do seu corpo.

O que pode
Depois deste período, já são aconselhados alimentos e medicamentos, como o Floratil (encontrado e disponível até mesmo para compra online em sites como este aqui) que ajudem a diminuir a diarreia. Por isso, dê preferência aos tipos de comidas mais leves, cozidas ou assadas, e não exagere nas porções.

Muitas pessoas optam pela sopa, que é fácil de ser ingerida e de fácil digestão. Assim, prepare o alimento com ingredientes nutritivos, como cenoura, batata, arroz e frango ou chuchu, vagem, batata doce ou inhame. Após as refeições, o ideal é comer uma fruta leve, como maçã, banana ou pera.

Para evitar desidratação, é de extrema importância repor a quantidade de líquido perdido com a ingestão de muita água, água de coco, sucos de frutas ou isotônicos, que também ajudam a recompor os sais minerais do organismo.

No CAFÉ  da manhã, opte por uma bolacha de maisena ou tipo cracker, água e sal, com alguma geleia e queijo branco. Para beber, dê preferência aos chás.

O que evitar
Não abuse de alimentos com molhos, condimentos, muito gordurosos ou fritos, pois o organismo fica fragilizado durante a virose. Além disso, os doces devem ser evitados, como chocolates e bolos recheados e confeitados.

Em relação aos líquidos, é importante cortar algumas bebidas do cardápio, como refrigerantes e bebidas com cafeína e alcoólicas.

No CAFÉ da manhã, evite a ingestão de frutas cítricas ou secas, mel ou cereais, que podem piorar o quadro de diarreia.

Soro
Em casos de diarreia intensa, o risco de desidratação é maior. Por isso, recomenda-se tomar soro, que pode ser comprado em farmácias ou feito em casa, misturando 1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal.

No entanto, é essencial consultar um médico e seguir as recomendações.

.

.

.

.

.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here