O primeiro passo é sempre o mais difícil. Siga as dicas e coloque a mente e o corpo em dia, independente das condições climáticas
Condições climáticas adversas não devem abalar o ânimo, nem o ritmo de treino, mas os cuidados para correr no inverno precisam ser redobrados. Corredores devem priorizar três coisas: proteção, hidratação e aquecimento.
Na chuva: A chuva não precisa ser um empecilho para a atividade física, desde que alguns conselhos sejam respeitados:
- Evite lugares desconhecidos: alguns lugares têm buracos escondidos por poças d’água. Estes obstáculos, quando não evitados, podem causar entorses de tornozelo e problemas no joelho. Evite também terreno irregular.
- Postura: para fugir da água que vem em direção ao rosto, a recomendação é abaixar a cabeça e inclinar o tronco para frente.
- Aquecimento: um bom aquecimento é fundamental. Esquentar o corpo previamente garante melhor desempenho. Não esqueça: ao final do treino, troque rapidamente as roupas molhadas, para não deixar o corpo frio.
- Acessórios: Fique visível. Use roupas coloridas e/ou material refletivo que possa ser visto por motoristas. Também são aconselhados: um casaco impermeável, um boné para facilitar a visão e meias com tecnologia dry-fit.
- Hidratação: mesmo sob chuva, o corpo perde líquidos através da transpiração e precisa de reposição adequada.
- Não corra se estiver relampejando.
No frio: Durante o inverno, para vencer as baixas temperaturas, o corpo precisa trabalhar mais para produzir calor e por isso, a queima calórica é maior. Agora que você já está motivado, vamos às dicas:
- Cuide da sua saúde: a queda da temperatura corpórea aumenta o nível de atividade das células de defesa do corpo, portanto, não se preocupe: sua saúde está a salvo desde que seu sistema imunológico esteja equilibrado através de uma boa alimentação.
- Aquecimento: no frio, temos o costume de nos encolher, ficamos mais tensos, o que pode causar contrações musculares e até desvios posturais que causam dor e desconforto. Previna: aquecimento no início do treino e um bom alongamento no final.
- Vista-se de forma apropriada: cubra as extremidades do corpo (mãos, orelhas, cabeça), pois durante o exercício, o sangue tende a irrigar mais os músculos envolvidos na corrida, deixando a periferia com baixa oxigenação.
- Hidratação: mesmo no inverso, quando a sensação de perda líquida é baixa, a reposição de líquidos é fundamental.
O primeiro passo é sempre o mais difícil. Siga as dicas e coloque a mente e o corpo em dia, independente das condições climáticas.
Cardiomed