O BTC terá o tema ‘A Arte que ilumina a Cidade’, um convite à apreciação da cultura local e à valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade
Entre os dias 22 e 25, a arte de rua vai mostrar sua diversidade de cores e ganhar vida nova no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na quarta edição, o Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC) tem o apoio financeiro do Governo do Estado. O festival vai reunir mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, em atividades formativas, socioculturais e artísticas, com o intuito de levar a democrática arte urbana para a região, proporcionando o embelezamento da paisagem urbana.
Com a característica de um evento itinerante, o BTC ocupará um extenso muro e diversos lugares de Candeias, reforçando a ideia do espaço público como um local de encontros, saberes e trocas. O BTC faz parte das comemorações de 60 anos de Candeias, cujo lema é ‘Candeias 60 anos, uma senhora cidade’. O evento foi contemplado no Edital Setorial de Artes Visuais – Suplentes 2016, da Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio do Fundo de Cultura (FCBA).
O BTC terá o tema ‘A Arte que ilumina a Cidade’, um convite à apreciação da cultura local e à valorização dos patrimônios materiais e imateriais da cidade. Colorido e inspirador, o graffiti ocupa os espaços revelando-se como uma arte democrática que busca alcançar toda a população.
Por isso, ‘A Arte que ilumina a Cidade’ é uma forma de se entender que a cidade é feita pelas pessoas que nela interagem e convivem e que por ela se expressam, através de intervenções urbanas, dialogando com diferentes comunidades, provocando os sentidos e despertando novos olhares. O evento também pretende afirmar a relevância do graffiti para a construção de novas visões sobre a cidade, ampliando debates sobre a importância da existência dos festivais de graffiti no território brasileiro.
Programação
Com ampla programação de atividades, o BTC 2018 tem a abertura agendada para quinta-feira (22), às 19h, com entrada franca, na Secretaria de Cultura de Candeias. Na ocasião, o historiador local Jair apresentará um pouco da história de Candeias. Em seguida, às 19h30, ocorre a entrega e assinatura dos certificados do Curso Graffiti Candeias (CGC), que resulta na formação da Crew Graffiti Candeias, formada por jovens da região.
Na sequência tem início a mesa-redonda Festivais de Graffiti no Brasil – Conquistas e Desafios, às 20h. O debate reunirá artistas nacionais responsáveis pela organização de grandes festivais de graffiti no Brasil, de diversas regiões, entre eles a pernambucana Rebeca, responsável pelo Recifusion; o mineiro Tenxu, responsável pelo evento Purencontro; a fluminense Mika, responsável pelo evento Cores e Valores; o curitibano Devis, responsável pelo evento Street of Styles; o sergipano Korea, responsável pelo Aracaju Graffiti Encontro; e Diogo Galvão representando o BTC.
A mesa terá a mediação da grafiteira Chermie, que também faz parte da organização do BTC. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Fonte: Ascom/Secult
Muito Legau.