Detentos da 21ª Delegacia Territorial de São Francisco do Conde fizeram uma rebelião no início da tarde desta terça-feira, dia 20, após a revista de rotina nas celas. Os presos se recusaram a fazer a revista e iniciaram o motim queimando lençóis, travesseiros e roupas. A rebelião começou por volta de 11h30 e durou pouco mais de uma hora. Segundo o delegado titular Luís Henrique Costa Ferreira, foi necessário chamar reforço da Polícia Civil e da Polícia Militar.
A assessoria da Polícia Civil desmentiu a existência de mortos e feridos durante a rebelião. A situação na unidade foi controlada e nenhum detento fugiu da delegacia do município.
Na vistoria, os agentes encontraram celular e uma pedra de crack em uma das celas. “Um dos motivos da recusa da nossa entrada pode ser os celulares e drogas. Aguardamos o laudo da perícia para sabermos se a delegacia pode continuar abrigando os detentos ou não”, informou o porta voz da Polícia Civil. São 39 detentos no local e parte deles podem ser transferidos por causa da rebelião.
Em fevereiro de 2011, os detentos tentaram serrar as grades das celas para fugir, mas foram interceptados pelos agentes da Polícia Civil. Atualmente a 21ª DT/SFC tem espaço para custodiar 16 detentos, no entanto, 39 estavam amontoados nas cinco celas. Rbc