Lula é ovacionado em inauguração de faculdade em São Francisco do Conde

0
283

Se alguém tinha dúvidas que Lula era o “Cara”, crédito esse, dado pelo Presidente Norte Americano, Barack Obama, teve a noção exata da força política e carisma do petista. O ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva participou na tarde desta segunda-feira (12), da inauguração do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde.

O líder petista chegou de helicóptero ao município acompanhado do governador Jaques Wagner e  foi recepcionado pela imprensa e pelos 37 estudantes africanos que irão estudar no Campus do município. O ex-presidente tirou fotos e conversou rapidamente com a imprensa. “Estou feliz em ver que o município de São Francisco do Conde traz uma universidade que cuide dos mais humildes e colabore com a cultura africana”, disse.

Enquanto Lula distribuía simpatia, o governador Wagner respondia a questionamentos relacionados aos problemas do seu mandato. Sobre o anel viário que tanto se fala para ser implantado na Região Metropolitana, em especial, no município de Candeias, Wagner desconversou. “Estamos trabalhando forte para isso. É um projeto grande que irá gerar emprego e beneficio a população”, esquivou-se. Quando perguntado sobre a segurança no estado, Wagner não teceu comentário e saiu da entrevista.

Já em palanque, antecedendo o ex-presidente, a prefeita Rilza, disse que aprendeu bastante com Lula, lembrando-se da votação expressiva que o petista obteve no município na vitória de 2002. “Eu estava vereadora quando meu município deu para o senhor 98% dos votos. O senhor tem nosso sangue e soube como ninguém cuidar dos mais necessitados”, relembrou. Rilza aproveitou o momento e alfinetou os ex-prefeitos que já passaram pelo município. “Essa mulher de 1,5m deu uma surra em todos os homens que já passaram por aqui. Eles pegavam o dinheiro da cidade e sustentavam muitos que nem aqui moravam, hoje, o dinheiro de São Francisco do Conde é do povo preto dessa cidade”, alfinetou.

Wagner por sua vez, começou seu discurso chamando Lula de professor político e, não diferente de Rilza, lembrou de um fato com o presidente ainda na época que era Ministro do Trabalho. “Lula reuniu todos os ministros dentro de um avião e nos levou até uma localidade do Amapá, umas das mais pobres do Brasil. E disse: {Quando vocês tiverem no ar-condicionado e forem tomar qualquer decisão, lembrem desse povo que me fez presidente}. Nunca mais esqueci dessa cena”, contou Wagner.

Lula foi o último a falar, agradeceu a Rilza pelas palavras e ainda brincou: “Acho que nem em minha casa eu teria 98% dos votos que tive em São Francisco do Conde”. Lula disse que não queria falar, mas se sentiu provocado pela prefeita Rilza e por Wagner. Saiu em defesa do ex-presidente da Petrobrás e atual Secretário de Planejamento do governo do estado, José Sergio Gabrielli e da presidente Dilma sobre a polêmica da Petrobrás. “Estão falando até o que não sabem e dizendo coisas contra o Gabrielli. Parabéns Gabrielli por ter coragem e não fugir a esse debate”, defendeu.

Quanto a presidente Dilma, Lula reiterou que ela é a candidata legítima a reeleição e atacou a oposição. “Na minha época que me atacaram eu pensei que era o fato de eu ser metalúrgico, nordestino e não ter diploma de faculdade. Com Dilma eles estão fazendo pior. Querem derrubar a presidenta para tomarem o poder. Mas não vão conseguir”, rebateu.

Lula finalizou seu discurso falando da importância da Unilab para o povo africano e disse que, o povo africano sofreu muito na época da escravidão no país. “Quando entrei na presidência percebi que não tinha dinheiro no mundo que pudesse pagar aquele povo, daí decidi criar uma universidade onde os jovens poderiam estudar no Brasil e voltar qualificados para ajudar o povo do seu país. Agora vejo em São Francisco do Conde esse trabalha sendo continuado. Parabéns Rilza e parabéns ao povo dessa cidade maravilhosa”, encerrou.

Participaram do evento, além de Lula, Wagner e Rilza Valentim, o Ministro da Educação Henrique Paim, Deputados, prefeitos e vereadores de boa parte da região, além de secretários municipais e várias lideranças políticas do estado.

lula_wagner_sao_francisco_bocoanews_rv_11 Lula_Rilza Lula_Wagnnee

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here