Início Educação Ministério oferece curso online gratuito com certificado de capacitação profissional – EAD

Ministério oferece curso online gratuito com certificado de capacitação profissional – EAD

O curso será ministrado a distância, via internet, entre 20 de agosto e 10 de dezembro

 

Com o objetivo de desenvolver competências profissionais dos colaboradores que atuam dentro das Comunidades Terapêuticas, o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), está promovendo a Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas (Compacta), financiada pelo governo federal. O curso será ministrado a distância, via internet, entre 20 de agosto e 10 de dezembro.

Segundo o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, a ação está entre as medidas para o fortalecimento da Política Nacional Sobre Drogas. A capacitação será executada pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e contará com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto.

A estrutura do curso será composta por módulos de conteúdo que abordam bases teóricas; políticas públicas; prevenção e reinserção social; gestão e prestação de serviços no contexto das Comunidades Terapêuticas.

O Curso CoMPaCTa – Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas –, promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania do Governo Federal, será executado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC) e contará com a participação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto do curso.

Certificado

Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso com o desempenho exigido para a certificação, receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional. Este certificado é eletrônico e possui uma assinatura digital com uma chave de validação que garante sua autenticidade; e permite a impressão do documento pelo próprio aluno a partir do acesso à web.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas até 4 de agosto. Para se inscrever ou saber mais informações, acesse: http://compacta.sead.ufsc.br/

O que são Comunidades Terapêuticas

Comunidades Terapêuticas são instituições que prestam serviços de acolhimento; – temporário e exclusivamente voluntário – a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. As unidades contam com equipe multidisciplinar das áreas da medicina; psicologia; e assistência social. Elas trabalham pela recuperação de seus acolhidos; de modo a também prepará-los para voltarem ao convívio social.

Investimento

Em março, o ministro da Cidadania oficializou o aumento de vagas financiadas em Comunidades Terapêuticas. Ao todo, o custo do governo federal com o tratamento de dependentes químicos passa a ser de R$ 153,7 milhões por ano, para 10.883 vagas em 496 entidades. Além da ampliação, Terra assinou três portarias para complementar as ações.

A primeira cria um cadastro das Comunidades Terapêuticas, com o objetivo de mapeá-las e garantir um tratamento padronizado e de qualidade; a segunda portaria trata do plano de fiscalização e monitoramento das entidades por servidores da Senapred, com objetivo de estabelecer critérios para acompanhar a execução dos serviços prestados; e a terceira portaria institui a certificação de qualidade dos cursos de capacitação para profissionais que atuam nas Comunidades Terapêuticas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N1 Bhia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui