De acordo com especialista, as empresas com maior sucesso são aquelas que tiveram um importante e pragmático processo de planejamento
Identificar oportunidades de negócios nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar os empreendedores, o gerente do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, destaca os pontos importantes a serem observados na abertura de um empreendimento.
Mesmo em um mundo de constante evolução de produtos e serviços, quantas necessidades humanas ainda não foram atendidas? Esta é uma pergunta que todo empreendedor deve fazer ao analisar oportunidades de negócios, de acordo com o especialista.
Isailton reforça ainda que, para se estabelecer uma boa oportunidade de negócio, é preciso destacar três questões importantes: se ele é desejável, tecnicamente possível e economicamente viável. “É, na verdade, fazer uma leitura de cada fator para evitar alguns erros na hora da execução”, explica.
Uma boa oportunidade de negócio pode parecer fácil para a maioria das pessoas, mas nem todas conseguem tirar a ideia do papel ou se atentam para detalhes que são essenciais para obter o seu sucesso.
A principal preocupação dos empreendedores é não alcançar o retorno desejado e muitos ainda não sabem como fazer para que as estratégias adotadas resultem em efeitos positivos para o seu negócio.
Como identificar
Para facilitar a vida dos empreendedores, o especialista explica como funciona a identificação dos três fatores para que o produto ou serviço seja uma oportunidade de negócio:
Desejável – “É uma oportunidade de negócio, mas é algo que alguém deseja, um grupo de pessoas ou um local deseja, necessita”.
Possível – “Este negócio precisa, além de desejável, ser tecnicamente possível. Por exemplo: Um serviço de entrega de determinado produto que é desejável, mas o local não oferece formas técnicas de construir essa possibilidade de entrega. Outro exemplo: Um produto que é desejável, mas não tem condições técnicas de evoluir sua construção, para desenvolvê-lo”.
Viabilidade – “Quando falamos em aproveitar oportunidade de negócio, está muito atrelado a ser economicamente viável. Isso significa investir em determinado produto para atender a um desejo e construir um determinado produto ou serviço que é tecnicamente possível de ser elaborado e que também reverta em resultados econômicos”.
Ainda de acordo com Isailton, é preciso buscar um equilíbrio neste tripé para a prática da oportunidade de negócios, evitando alguns erros.
“Porque caso se encontre algo desejável, tecnicamente possível de ser executado, mas que não tenha retorno, não seja economicamente possível, ele não é viável. Da mesma forma que possa existir algo que seja tecnicamente possível de fazer, economicamente viável, mas que não haja desejo que justifique a atender esta oportunidade, para que tenha retorno econômico”, alerta.
Comportamento empreendedor
Outro aspecto importante apontado pelo especialista é entender a busca pela oportunidade de negócio como um comportamento empreendedor. Estudos feitos pelo Sebrae mostram que a busca por oportunidade ativa é uma conduta comum entre pessoas que querem empreender.
“O Empreendedor vai em busca de oportunidades por uma iniciativa, por visão, antes de ser provocado pela necessidade, ou amplia os seus negócios para as outras áreas, ou aproveita algo inusitado no cenário para criar um novo produto. Esse é um importante comportamento empreendedor. Atrelado a isso, existe uma lógica de buscar essas oportunidades através de informações que é também muito importante”, ressalta.
Sobre este comportamento empreendedor, Isailton listou alguns passos a serem destacados e que, colocados em prática, poderão ajudar a identificar e desenvolver boas oportunidades de negócios:
Buscar informações – O empreendedor precisa estar em constante busca de informações sobre o cenário onde a sua empresa está inserida, se já existe um negócio. Ou se está montando um negócio, buscar quais as necessidades que ainda não foram atendidas no mercado.
Avaliar o negócio frente ao cenário – Já existindo ou ainda sendo uma ideia, é preciso analisar o público alvo, a faixa etária, segmentação, onde esta oportunidade vai ser colocada em prática, etc.
Planejamento – Um passo muito importante. Quando se descobre uma oportunidade através das buscas de informações e leitura de cenário, planejar é um passo muito importante. Há duas ferramentas essenciais para fazer este planejamento: o Modelo de Negócio, onde você começa a modelar o seu empreendimento, discutindo qual o produto, qual o valor, qual o mercado a atingir, quais os fornecedores, quais os resultados se quer obter, como chegar até o seu cliente. Um conjunto de informações resumidas que se dá ideia de como desenhar o seu negócio a partir de uma oportunidade observada.
E depois maturar tudo isso em um Plano de Negócio: detalhar melhor todas as questões colocadas no modelo, observando o mercado e fazendo uma avaliação financeira mais minuciosa.
Colocar em prática – O que se tem visto hoje, principalmente nas pequenas empresas, aquelas que começam com vontade de inovar, vontade de avaliar uma oportunidade de negócio, é que elas não têm esperado um grande tempo para testar aquela oportunidade que eles estão pensando em atender.
Isso significa em ter um mínimo produto ou serviço que se formata para fazer um teste no mercado. E, a partir disso, fazer avaliações e dar conta das melhorias que precisam ser feitas.
Ao fazer o teste, consegue-se reduzir custos, não deixando para fazer mudanças drásticas deste produto ou serviço no futuro, com instalações prontas. Isso reduz o risco do negócio. Não há como ter firmeza total, entre certeza e risco, mas há como ir minorando os riscos a partir do momento que se faz as atividades de teste e avaliação.
Para Isailton, a importância de seguir estes passos reflete na taxa de sobrevivência das empresas. “Desde o início dos anos 2000, de acordo com alguns dados levantados pelo Sebrae, não se fala mais da mortalidade, mas da sobrevivência das empresas por causa das mudanças econômicas no Brasil, aponta.
Ele completa afirmando que “antes, se via uma estatística que, em média, em 5 anos, 90% das pequenas empresas fechavam no Brasil. Hoje, com 2 anos, as pequenas empresas têm acima de 75% na sua taxa de sobrevivência. Estes dados refletem que a empresas que estão conseguindo sobreviver são aquelas que tiveram um importante e pragmático processo de planejamento, desde o momento em que partiram da descoberta da oportunidade ao momento de implantação do negócio”.
Realidade local
Sobre a oportunidade de negócio, atualmente, em Feira de Santana, Isailton destaca duas áreas vivenciadas pelo mercado nacional e que a cidade também experimenta: cervejarias artesanais e startups.
“A necessidade das pessoas em ter um produto ligado à tendência da gastronomia fez com que a cerveja artesanal se torne mais um produto de oportunidade de negócio e os pequenos empresários de Feira de Santana vêm atendendo ao mercado”, afirma.
Em relação às Startups, o especialista explica que que são pequenas empresas muitas no mundo tecnológico, “que nascem com um modelo de negócio com característica de buscar crescer e escalar vendas e serviços rapidamente. Isso tem significado aqui em Feira de Santana uma leitura de oportunidade, seguindo uma onda nacional, mas que tem encontrado bons resultados pelas pequenas empresas”.
Ferramentas
Para atender os empreendedores que buscam por oportunidades de negócios, o Sebrae oferece uma ferramenta chamada Radar Sebrae. Nela, é possível realizar pesquisas e buscar informações sobre onde colocar o seu negócio, como implementar, qual o fluxo de pessoas que passam naquele local, outras empresas do mesmo ramo que ficam na região.
Outras informações sobre as diversas soluções do Sebrae para empreendedores podem ser obtidas através do site da instituição.
Sebrae