Com mais de 2 mil agentes mobilizados e uso de tecnologia avançada, SSP-BA prepara esquema especial para garantir a segurança do tradicional cortejo cívico em Salvador.
Reproduzir o sucesso na segurança pública alcançado no desfile do 2 de Julho do ano anterior é a principal prioridade da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para as comemorações de 2025. Mais de dois mil profissionais das forças de segurança serão mobilizados com o objetivo de manter os índices positivos, que no último ano registraram ausência de crimes graves contra a vida e o patrimônio.
Para garantir a coordenação de todas as ações durante o trajeto do cortejo, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será novamente ativado, com a colaboração de 24 instituições estaduais e municipais. Além do reforço das Polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros, o espaço contará com a atuação das superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e da Gestão Integrada da Ação Policial.
A estrutura reunirá representantes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Secretaria da Saúde (Sesab), Casa Militar do Governador, Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb.
Monitoramento tecnológico
A celebração pelos 202 anos da Independência da Bahia contará com 51 câmeras de vigilância, das quais 49 são equipadas com o sistema de reconhecimento facial. Os equipamentos serão distribuídos ao longo do percurso, que tem início no bairro da Lapinha e segue até o Campo Grande, no centro da capital baiana.
Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será instalada em um ponto estratégico para acompanhar possíveis ocorrências em tempo real e viabilizar a pronta resposta das equipes de patrulhamento.
Operação integrada
A Polícia Militar da Bahia atuará com policiamento ostensivo reforçado, com intensificação das abordagens preventivas. A corporação montará nove bases temporárias, chamadas de “Comandos de Área”, para descentralizar o controle operacional.
A Polícia Civil, por sua vez, fortalecerá o atendimento qualificado à população e desenvolverá investigações especializadas em eventuais delitos registrados durante o evento.
O Corpo de Bombeiros estará presente com grupamentos preparados para prestar os primeiros socorros, realizar ações de busca e salvamento, além de intervir em ocorrências de incêndio nas estruturas do festejo.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) manterá equipes de prontidão no complexo da Avenida Centenário, garantindo a realização dos principais exames periciais, caso necessário.
Redação – Foto: