O evento vai discutir temáticas relevantes a cerca da doação e do transplante renal na Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes e das Redes de Apoio Especializados em Nefrologia, promovem o 8º Encontro de Centros de Transplantes e Clínicas de Diálises da Bahia, no próximo dia 30, a partir de 8 horas, no Auditório da Associação de Medicina da Bahia – ABM, em Ondina. Na oportunidade, será prestada uma homenagem ao Programa de Transplante do Hospital Ana Nery.
O evento vai discutir temáticas relevantes a cerca da doação e do transplante renal na Bahia, da rede de nefrologia, relevância das clínicas e dos centros transplantadores, direitos e deveres dos pacientes renais crônicos e, sobretudo, da trajetória do transplante Renal no Hospital Ana Nery, uma unidade hospitalar referência de transplante renal no Estado. O encontro promoverá ainda a discussão sobre a integração das redes, perspectiva da assistência à saúde do paciente renal, no acesso do paciente ao tratamento do transplante de rins e na garantia do direito à saúde, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde.
Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, o encontro permitirá compreender o atual cenário da rede de Nefrologia na Bahia e os desafios apresentados no processo doação/transplante. Acrescentou que no Estado, são 42 unidades de serviços de diálises e que até o momento, 1.878 pacientes aguardam na lista de espera por um transplante renal. Atualmente, 9.780 pacientes seguem em tratamento de diálise na Bahia, conforme o Sistema de Regulação em