Concessão de espaços em estações do BRT e terminal visa requalificação urbana, estímulo à economia local e ampliação dos serviços ao cidadão
Com o objetivo de promover a requalificação urbana e dinamizar os espaços públicos voltados à mobilidade, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), anunciou a publicação do edital de licitação para concessão dos espaços comerciais nas estações do BRT Hiper, Cidadela, Pedrinhas e Pituba, além do Terminal de Transbordo Mané Dendê.
A iniciativa pretende atrair investimentos privados para modernizar a infraestrutura existente, estimular a oferta de serviços nos pontos estratégicos do transporte público e fomentar a geração de empregos, proporcionando comodidade e conveniência aos cidadãos que utilizam diariamente o sistema de mobilidade urbana.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, o projeto vai muito além da ocupação comercial: “Esta concessão visa transformar os espaços ainda não utilizados em áreas de valor agregado para a comunidade, promovendo não apenas a revitalização urbana e sustentabilidade, mas também a inclusão e o bem-estar social”.
De acordo com o edital, estão aptas a participar da concorrência empresas que comprovem regularidade fiscal e trabalhista, além de experiência prévia na gestão de estações de transporte. A empresa vencedora firmará contrato com validade de 25 anos, período no qual será responsável por uma série de obrigações, como operação, administração, manutenção e exploração comercial das áreas concedidas, com oferta de serviços como alimentação, bebidas e outros produtos essenciais ao dia a dia dos usuários.
O processo licitatório foi estruturado a partir de criteriosos estudos técnicos realizados pela SalvadorPAR, empresa pública responsável pelo desenvolvimento do projeto. “O edital foi concebido com base em análises detalhadas, com premissas que buscam tornar o empreendimento atrativo ao setor privado, sem perder de vista o interesse público e os benefícios para a população soteropolitana”, afirmou Marcos Lessa, diretor-presidente da SalvadorPAR.
Já Denise Castro, diretora de operações da companhia, destacou os ganhos sociais e econômicos da concessão: “Essa iniciativa visa impulsionar a modernização das estações com a disponibilidade de bens e serviços aos usuários do transporte público. Além disso, contribuirá diretamente para a criação de postos de trabalho, tanto de forma direta quanto indireta, movimentando a economia local”.
Com essa ação, a Prefeitura de Salvador reafirma seu compromisso com a mobilidade urbana sustentável, a eficiência da gestão pública e o fortalecimento da infraestrutura a serviço do bem-estar coletivo.
O edital completo e seus anexos podem ser acessados em http://mobilidade.salvador.ba.gov.br/ ou no site compras https://salvador.ba.gov.br/ .
BRT Salvador – Foto: Bruno Concha Secom PMS