Salvador: Desfile da Independência altera trânsito e segurança neste domingo (7)

Foto: Natally Acioli/G1

Evento contará com dois mil militares, esquema especial de trânsito e reforço na segurança em Salvador.

O tradicional desfile da Independência do Brasil será realizado neste domingo (7), em Salvador, com programação entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. O evento, coordenado em 2025 pela Marinha do Brasil, reunirá cerca de dois mil militares, viaturas e instituições civis.

As atividades começam às 7h20 com a recepção de autoridades civis e militares. Às 7h50, haverá revista à tropa pelo Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, e pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e da Prefeitura de Salvador está previsto para 8h45. Já o desfile tem início às 9h e será encerrado pelo Esquadrão de Polícia Montada da PM-BA.

Esquema de Trânsito

Para a realização do desfile, a Transalvador montou uma grande operação de trânsito. A Avenida Sete de Setembro e ruas do entorno terão circulação e estacionamento proibidos, a partir das 21h de sábado (6), até as 23h59 de domingo (7). Estarão incluídos trechos do Largo do Campo Grande, Corredor da Vitória, Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Ladeira da Montanha, Carlos Gomes, entre outros pontos estratégicos.

Serão instaladas barreiras fixas em vias como Ladeira da Revolta dos Malês, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua do Sodré, Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro. Já no domingo, a partir das 5h, barreiras móveis serão distribuídas em locais como Viaduto José Gonçalves, Rua Miguel Calmon, Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, Politeama, Vale do Canela e Graça. Também haverá barreiras de sinalização em áreas como Praça da Piedade, Largo dos Aflitos e Rua Presidente Kennedy.

Como alternativa, veículos com destino ao Centro devem utilizar as avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Vale dos Barris e Baixa dos Sapateiros. Já quem vem da Avenida Princesa Leopoldina para o bairro da Graça terá como opção o Vale do Canela.

Ônibus a serviço do evento poderão estacionar em vias como Avenida da França, Rua Miguel Calmon, Rua da Conceição da Praia e Avenida Lafayete Coutinho. Para autoridades, haverá via exclusiva de acesso à Praça Dois de Julho pela Rua Banco dos Ingleses.

Segurança Reforçada

O desfile contará com esquema especial de segurança da Secretaria da Segurança Pública (SSP), envolvendo cerca de 300 policiais e bombeiros em policiamento ostensivo e preventivo, além de reforço na 1ª Delegacia Territorial Barris e no Departamento de Polícia Técnica.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará das 5h às 15h, com apoio das forças estaduais, federais, municipais e empresas privadas. Mais de 300 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e de placas darão suporte às ações.

As forças de segurança também participarão do desfile, com 1.148 profissionais e 100 veículos desfilando ao longo do trajeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui