Contemplado pela Paulo Gustavo Bahia, o projeto Laboratório Tempo: Memorial Digital cataloga em texto, foto e vídeo manifestações artísticas e culturais das cidades de Salvador, Cachoeira, Jaguaripe, Santo Amaro e Maragogipe
“Laboratório Tempo – Memorial Digital da Bahia” é uma plataforma online multilinguagem que resgata, documenta e projeta a diversidade e riqueza cultural da Bahia.
O projeto foi contemplado pela Paulo Gustavo Bahia e, graças a esse recurso, lançou a plataforma que reúne a produção de conteúdos em formato de texto, fotografia e audiovisual que retratam a potência das manifestações artísticas e culturais baianas em um recorte territorial que passa pelas cidades de Salvador, Cachoeira, Jaguaripe, Santo Amaro e Maragogipe.
Segundo Carol Freitas, diretora de conteúdo do Laboratório Tempo, “o projeto tem o intuito de guardar a memória cultural do nosso estado, preservar as nossas histórias, os nossos mestres e os nossos fazeres”. Veja o vídeo com o depoimento de Freitas no nosso Instagram.
Além do catálogo digital, o projeto prevê a realização de ações formativas para 100 jovens estudantes do Ensino Médio de escolas públicas com produção de conteúdo para a plataforma. Serão realizadas oficinas de produção de conteúdo, que ensinam técnicas de escrita e fotografia, e rodas de conversa sobre o objeto de pesquisa do Laboratório Tempo naquela localidade.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no perfil do Instagram @labtempo ou no site www.labtempo.com.br.
Paulo Gustavo Bahia – A Paulo Gustavo Bahia é uma ação da política de fomento da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) para a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) no Estado. A LPG foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura e foi regulamentada em maio de 2023. Com os recursos recebidos do governo federal, a SecultBa lançou 26 editais e contemplou 1788 projetos em todos os territórios de identidade do estado, investindo mais de R$153 milhões na cultura baiana.
Setur- Foto Alex Oliveira