Com mais de 276 mil inscrições, programa amplia inclusão social com novas cotas e oferta 74,5 mil vagas em instituições privadas no segundo semestre de 2025
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (29), o resultado da chamada única do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), relativo ao segundo semestre do ano letivo de 2025. A lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados já está disponível para consulta pública no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — plataforma que integra os programas de ingresso às instituições de ensino superior em todo o país.
A atual edição do Fies registrou um volume expressivo de participação: foram contabilizadas 276.140 inscrições, realizadas por 111.402 candidatos, uma vez que cada estudante teve a possibilidade de indicar até três opções de curso. Dentre os inscritos, 24.057 optaram por concorrer às vagas disponibilizadas por meio do Fies Social, modalidade criada com foco em atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
No segundo semestre de 2025, o programa disponibilizou 74.500 vagas, distribuídas em 18.419 cursos e turnos, ofertados por 1.215 instituições privadas de ensino superior devidamente cadastradas e avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Prazos e Etapas para os Pré-Selecionados
Os estudantes que tiveram sua pré-seleção confirmada terão entre os dias 30 de julho e 1º de agosto para complementar as informações prestadas no momento da inscrição. Após essa etapa, os candidatos devem apresentar a documentação comprobatória, presencialmente ou por meio digital, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para a qual foram selecionados. Esse procedimento deve ser realizado em até cinco dias úteis após o preenchimento das informações complementares.
Lista de Espera e Convocações
Os candidatos que não foram selecionados na chamada única passam automaticamente a integrar a lista de espera, mecanismo que continuará convocando estudantes entre 5 de agosto e 19 de setembro, conforme o cronograma estipulado pelo MEC.
Avanços em Inclusão: Fies Social e Política de Cotas
A partir de 2024, o Fies passou a incorporar mecanismos que ampliam o acesso de populações historicamente excluídas do ensino superior. Entre as principais inovações, está a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto nas modalidades convencionais do programa quanto no Fies Social.
Além disso, 50% das vagas do Fies Social são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam devidamente inscritos e com cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Esses candidatos também poderão pleitear o financiamento de até 100% dos encargos educacionais, ampliando significativamente as possibilidades de permanência e conclusão dos estudos em instituições privadas de ensino superior.
Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social tem como objetivo resgatar o papel social do programa, oferecendo condições mais justas e acessíveis para estudantes de baixa renda. Ao fazer isso, o governo federal busca cumprir sua missão de promover equidade no acesso à educação superior e de contribuir para a transformação social por meio da formação acadêmica.
Sobre o Fies
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do Ministério da Educação voltada a conceder financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições privadas com desempenho positivo no Sinaes. O programa constitui-se como uma das mais relevantes políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil, oferecendo condições facilitadas de pagamento, com juros baixos e prazos estendidos para quitação da dívida. Por meio do Fies e agora do Fies Social o MEC reafirma seu compromisso com a democratização do ensino superior e o combate às desigualdades educacionais no país.
Cronograma
Foto: Mec