Mataripe, orgulho de São Francisco do Conde, chega aos 75 anos como símbolo de inovação e energia limpa

Foto: Saulo Cruz/MME

Maior modernização de sua história projeta a planta baiana como referência em sustentabilidade na América Latina

Em 2025, a Refinaria de Mataripe localizada em São Francisco do Conde, a mais antiga do Brasil, celebra 75 anos de operação com uma nova marca: a de ser um símbolo de transformação energética e inovação industrial. Responsável por 14% da capacidade de refino do país, 42% do Nordeste e 80% da Bahia, a planta situada em São Francisco do Conde vive sua fase mais moderna desde que foi adquirida pela Acelen, em 2021.

Com mais de R$ 3 bilhões investidos nos últimos três anos, a refinaria passou por um amplo processo de modernização que inclui atualização tecnológica, reestruturação de unidades e avanços ambientais. O resultado é uma operação mais segura, eficiente e alinhada às metas globais de sustentabilidade.

Entre os principais ganhos, destacam-se a redução de 17% no consumo de energia, 20% menos uso de água e queda de mais de 60% nas emissões de gases. Mataripe também foi a primeira do setor a obter a certificação Bronze do selo “Zero Resíduos”. Além disso, o portfólio de produtos cresceu para mais de 30 itens, atendendo mais de 50 clientes, e R$ 70 milhões foram aplicados na modernização do Temadre, maior terminal marítimo do Nordeste.

Energia do futuro

Os 75 anos da refinaria marcam não apenas um legado, mas um novo posicionamento estratégico. Acelen avança com dois projetos estruturantes de energia renovável: a implantação de um parque solar no semiárido baiano, com 230 mil módulos fotovoltaicos e capacidade para evitar a emissão de 220 mil toneladas de CO₂ por ano; e a construção da maior biorrefinaria do país, que produzirá SAF (combustível sustentável para aviação) e HVO (diesel renovável), a partir do cultivo da macaúba.

Mataripe, que já representa desenvolvimento e geração de riqueza para a Bahia e o Brasil, agora se consolida também como agente da transição energética. Uma história que honra o passado, transforma o presente e projeta um futuro mais verde para o planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui