O município de Madre de Deus segue consolidando seu protagonismo na defesa dos direitos das mulheres e na promoção de políticas públicas que asseguram um atendimento mais humano, eficiente e justo.
Na última quarta-feira (8), a cidade sediou o Curso de Aprofundamento sobre a Aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), uma iniciativa da gestão municipal, realizada em parceria com a Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA), instituição vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).
O encontro, voltado a gestores municipais, profissionais da rede de enfrentamento à violência doméstica e à comunidade em geral, teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e suas legislações correlatas, destacando como essas normas sustentam e fortalecem as ações voltadas à proteção das mulheres e integra o calendário permanente de formações e políticas públicas conduzidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que vem ampliando a rede de proteção e promovendo atendimentos mais acolhedores, ágeis e humanizados.
Para o prefeito Dailton Filho “o enfrentamento à violência contra a mulher é uma pauta que exige preparo, sensibilidade e união de esforços. Investir na formação dos servidores e abrir esse debate para a comunidade é um passo importante para avançarmos na construção de uma cidade mais justa e segura para todas”.
Além de qualificar os servidores públicos, a gestão municipal abre espaço para que a própria comunidade madredeusense participe ativamente desse processo de conscientização e fortalecimento da rede de proteção, reafirmando que o combate à violência é uma responsabilidade coletiva. Com uma abordagem teórica e prática, o curso aprimorou o olhar dos participantes para a identificação, acolhimento e encaminhamento dos casos de violência doméstica, promovendo um atendimento cada vez mais ágil, sensível e humanizado por parte dos equipamentos públicos.
O evento foi realizado na Biblioteca Municipal de Madre de Deus, refletindo o compromisso da gestão municipal em garantir políticas públicas eficazes, humanas, inclusivas e promovendo capacitações contínuas, investindo não apenas nos servidores, mas também na formação cidadã da população com ações que unem capacitação técnica, conscientização social e compromisso com a proteção das mulheres.
Fonte: ASCOM