Início Cidadania Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento...

Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório

Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom/ Agência Brasil

Por Eliezer de Santana

Prazo vai de 1º de janeiro a 30 de junho; mulheres podem se inscrever de forma voluntária pelo segundo ano consecutivo

Os jovens brasileiros que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o Alistamento Militar Obrigatório. O procedimento teve início no dia 1º de janeiro e segue aberto até 30 de junho, conforme determina a legislação brasileira. O alistamento é obrigatório para cidadãos do sexo masculino, inclusive para aqueles que residem no exterior.

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Defesa também permite a participação voluntária de mulheres brasileiras que completem 18 anos em 2026 e desejem prestar o serviço militar. A iniciativa faz parte da política de ampliação da presença feminina nas Forças Armadas e busca promover maior diversidade e inclusão nos quadros militares.

De acordo com dados oficiais, em 2025 foram registrados 1.029.323 alistamentos masculinos e 33.721 inscrições femininas voluntárias para o serviço militar. A expectativa para 2026 é de números semelhantes, refletindo o interesse crescente, sobretudo entre as mulheres, em integrar as Forças Armadas.

Como se alistar

O alistamento pode ser feito de forma online, por meio do site do Alistamento Militar Online, disponível também para brasileiros que vivem no exterior. Para concluir a inscrição, é necessário possuir cadastro na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Quem não tem acesso à internet ou prefere realizar o procedimento presencialmente pode procurar, a partir desta sexta-feira (2), a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência. É necessário apresentar documentos originais, como certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de comprovante de residência atualizado.

Alistamento feminino

Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino disponibiliza, em 2026, um total de 1.467 vagas. Desse quantitativo, 1.010 são destinadas ao Exército Brasileiro, 300 à Força Aérea Brasileira (Aeronáutica) e 157 à Marinha do Brasil.

As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Após a incorporação, as mulheres selecionadas deverão cumprir, de forma obrigatória, o Serviço Militar Inicial, com duração de 12 meses, podendo posteriormente seguir carreira militar, conforme critérios e interesse das Forças Armadas.

O não cumprimento do alistamento dentro do prazo pode gerar impedimentos legais, como restrições para obtenção de passaporte, matrícula em instituições de ensino e posse em cargos públicos, reforçando a importância de que os jovens fiquem atentos ao calendário oficial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui