Instabilidade climática marca feriado da Consciência Negra na Bahia

Foto: Reprodução internet

Inema alerta para chuvas intensas no Litoral Sul e centro-leste, com mudança brusca no padrão de calor extremo

O feriado nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), deve ser acompanhado por um quadro climático instável em grande parte da Bahia. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), áreas do Litoral Sul e do centro-leste terão os maiores acumulados de chuva, resultado de um avanço significativo das instabilidades atmosféricas ao longo do dia.

As precipitações começam já na noite de quarta-feira (19) e se estendem pela madrugada, persistindo durante todo o feriado. A meteorologista do Inema, Cláudia Valéria, explicou que, embora o sol ainda predomine em boa parte do estado até o início da mudança climática, as temperaturas permanecem altas podendo superar os 40 °C no Oeste e no Vale do São Francisco.

Entretanto, a partir de quarta-feira, o cenário sofre inflexão: “Durante o feriado, teremos chuvas retornando a grande parte das regiões, sobretudo no Oeste e centro-sul, onde os volumes previstos são mais expressivos”, afirmou a especialista.

O Inema também prevê que as regiões Oeste e Centro-Oeste registrem aumento gradual das temperaturas, mesmo diante da retomada das chuvas, compondo um quadro de forte variabilidade climática para os próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui