Avaliação obrigatória para concluintes de medicina será aplicada em 19 de outubro e servirá também para ingresso em programas de residência médica.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu até 30 de julho o prazo para inscrições no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A prorrogação também vale para pedidos de atendimento especializado e uso de nome social.
A primeira edição do exame será realizada em 19 de outubro, com 100 questões de múltipla escolha abrangendo as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental — esta última de forma interdisciplinar.
O site da Agência Brasil informa que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. O exame é obrigatório para estudantes concluintes dos cursos de medicina inscritos no Enade e também aberto, de forma voluntária, a candidatos interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos para residências médicas via Enare.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enamed segue os parâmetros das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e visa avaliar se os futuros médicos estão adequadamente preparados para o exercício profissional, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame busca ainda integrar a avaliação do Enade à prova teórica do Enare, otimizando processos e elevando a qualidade da formação médica no país.
Foto – Imagem gerada por IA