Embasa: Abastecimento de Água é Gradualmente Restabelecido em Salvador e Região Metropolitana Após Manutenção do Sistema

Reservatorio do Cabula - Foto: Embasa

Retomada do fornecimento ocorre de forma gradual após investimentos de R$ 1,5 milhão em manutenção; imóveis em áreas altas podem levar até 48 horas para ter o abastecimento normalizado.

Após a conclusão da operação de manutenção no sistema de abastecimento, o fornecimento de água começou a ser restabelecido, de forma gradual, na manhã desta quarta-feira (6), em Salvador e outros 12 municípios da Região Metropolitana e Recôncavo. O processo de retomada é técnico e escalonado, exigindo a captação na barragem, tratamento da água e redistribuição pelos principais reservatórios da capital, como Cabula, Dunas, Campinas de Brotas e Águas Claras.

Segundo a Embasa, imóveis localizados em áreas elevadas ou nas extremidades da rede podem levar até 48 horas para ter o fornecimento normalizado. A empresa reforça o apelo ao consumo consciente durante esse período de estabilização.

Das 50 frentes de serviço mobilizadas, 48 foram finalizadas ainda na noite de terça-feira (5), conforme o cronograma previsto. As duas últimas, de maior complexidade técnica, foram concluídas na manhã desta quarta, permitindo a retomada plena da operação.

“A água percorre quilômetros até os imóveis, diferentemente da energia elétrica. Precisamos restabelecer a pressão da rede com cautela para evitar danos”, explica Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador. O sistema distribuidor da capital, por exemplo, soma mais de 5 mil km de extensão.

Durante a normalização, caminhões-pipa seguem abastecendo unidades de saúde e locais prioritários.

A força-tarefa, que mobilizou cerca de 500 profissionais, teve início na madrugada da terça-feira (5) e envolveu investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Entre as intervenções, destacam-se melhorias nas estações de bombeamento das barragens Pedra do Cavalo e Joanes 2, substituição de válvulas na ETA Candeias, revisão elétrica, limpeza de estruturas operacionais e a integração de um novo ramal da adutora ao reservatório da Gomeia, em São Caetano.

Municípios com fornecimento em processo de regularização:

  1. Salvador
  2. Lauro de Freitas
  3. Simões Filho
  4. Candeias
  5. São Francisco do Conde
  6. Madre de Deus
  7. Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
  8. Santo Amaro
  9. Saubara
  10. Terra Nova
  11. Coração de Maria
  12. Conceição do Jacuípe
  13. Amélia Rodrigues

Essas cidades estão passando por uma regularização gradual no fornecimento de água. Se precisar de mais alguma informação, é só avisar!













Foto: Embasa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui