Tricolor aproveita vantagem conquistada no jogo de ida e levanta taça
Foi uma etapa inicial tensa desde o primeiro minuto e que acabou com seis cartões amarelos. Atrás no agregado, o Vitória teve mais posse de bola e tentou pressionar o Bahia, mas esbarrou na falta de criatividade. Do outro lado, o Tricolor ficou menos com a bola e quase marcou aos sete minutos, em lance que Everton Ribeiro enfiou bola para Ademir, que dividiu com a Arcanjo. Somente na parte final do primeiro tempo que o time rubro-negro deu algum susto no goleiro Marcos Felipe. Aos 27, Wellington Rato foi lançado e dividiu com o goleiro, que acabou sofrendo falta na sequência. Quatro minutos depois, Rato bateu prensado e fez a torcida se animar. A grande chance surgiu aos 43, em cobrança de escanteio que Matheusinho acertou o travessão.
A etapa final teve o Vitória mais agudo e forçando uma só jogada: bola na área do Bahia. Foi assim que os donos da casa tiveram as suas melhores chances aos 11 e 13 minutos, com Janderson ganhando da marcação e exibindo boas defesas de Marcos Felipe. Com o Tricolor praticamente inofensivo no ataque, o Leão rondou a área rival e seguiu tentando jogadas por cima. Foi assim que o time rubro-negro abriu o placar aos 38 minutos, após Claudinho faz chuveirinho, a bola passar por todo mundo e morrer no fundo do gol. A pressão aumentou nos minutos finais, com os visitantes ainda perdendo Cauly expulso por agressão em Lucas Halter. Nos acréscimos, Baralhas finalizou de dentro da área e tirou tinta da trave. Ainda deu tempo de nova confusão e expulsões de Caio Alexandre, Zé Marcos e Danilo Fernandes, todos no banco de reservas. No fim, Kayky balançou as redes e confirmou o título do Esquadrão.
Com o título do Bahia, o Campeonato Baiano manteve um tabu em finais com Ba-Vi. Em todas as 19 decisões com partidas de ida e volta entre as duas equipes, o vencedor do primeiro confronto levou o título. Bahia e Vitória já voltam a campo nesta quarta-feira, pela Copa do Nordeste. Na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Tricolor recebe o Ceará, às 19h (horário de Brasília). Já o Leão visita o Moto club, no Castelão, às 21h30.
Ge