Detentos da Bahia alcançam notas elevadas na redação do Enem PPL 2025

Foto: Ascom Seap

Participantes do sistema prisional alcançam notas expressivas após preparação educacional gratuita

Pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais da Bahia registraram desempenhos de destaque na redação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025. Internos dos conjuntos penais de Itabuna, Lauro de Freitas, Barreiras e Juazeiro obtiveram notas que variam de 620 a 880 pontos, resultado atribuído à participação em ações educacionais voltadas à preparação para o exame.

Os bons índices são reflexo do Programa Universidade para Todos (UPT), iniciativa gratuita de pré-vestibular e pré-Enem destinada a estudantes da rede pública e, neste caso, estendida ao sistema prisional. O programa é desenvolvido a partir da cooperação entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), com foco na ampliação do acesso ao Ensino Superior e no fortalecimento da ressocialização por meio da educação.

No Conjunto Penal de Barreiras, três participantes alcançaram pontuações superiores a 800 pontos na redação, enquanto em Itabuna um interno ultrapassou a marca dos 600 pontos, desempenho considerado relevante dentro do contexto do exame. As aulas ocorreram regularmente ao longo do ano, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, além da distribuição de materiais didáticos.

As atividades foram conduzidas por monitores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) nos presídios de Juazeiro, Barreiras e Lauro de Freitas, e por estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Itabuna. As formações aconteceram três vezes por semana, garantindo acompanhamento pedagógico contínuo aos participantes.

Criado em 2010, o Enem PPL é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional. A prova segue os mesmos critérios e nível de exigência do Enem regular, diferenciando-se apenas pelo local de aplicação, que ocorre dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui