Sihs realiza primeiras oficinas de Educação Ambiental em Catu e Teodoro Sampaio

Os encontros são fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado da Bahia, através Sihs e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)

 

A recuperação florestal em Áreas de Preservação Permanente (APP) também passa pela capacitação das comunidades. Com esse objetivo a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) realizou nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), as primeiras oficinas de Educação Ambiental, nos municípios de Catu e Teodoro Sampaio. Entre os temas foram abordados a importância da preservação dos ecossistemas, ciclo da água, descarte correto do lixo, segregação de resíduos sólidos, uso sustentável e recuperação de nascentes.

Os encontros são fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado da Bahia, através Sihs e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). As ações são voltadas para garantir a recuperação florestal em APP no entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água localizados na bacia hidrográfica dos rios Paraguaçu, Pojuca e Subaé. Os mananciais de superfície desses rios contribuem direta e indiretamente para o abastecimento dos reservatórios da Região Metropolitana de Salvador.

Nessas primeiras oficinas 50 beneficiários participaram das atividades com duração de oito horas. “Ao conscientizar a população em relação à preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, promovemos ações que favoreçam o fortalecimento das propriedades, o desenvolvimento comunitário das localidades atendidas e a preservação dos mananciais”, salienta o secretário Leonardo Góes, lembrando que, ao final do convênio, mais de mil pessoas deverão estar capacitadas.

O projeto inclui ainda a mobilização de beneficiários diretos e cadastro no Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR), além da elaboração de diagnósticos e projetos de recuperação de nascentes. “A troca de informações sobre experiências de sucesso e o compartilhamento de vivências é importante vetor de transformação social”, diz o Superintendente de Infraestrutura Hídrica, Celso Magalhães, informando que a Sihs fará outras 40 oficinas como esta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ascom Sihs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here