Decisão fora de campo: sócios do Vitória vão às urnas para definir o futuro do clube

Foto: Mateus Caldas/Aratu On e Victor Ferreira/ECVitória

Por Eliezer de Santana

Após uma temporada marcada por resultados negativos nas diversas competições disputadas — incluindo o Campeonato Brasileiro, no qual escapou do rebaixamento apenas na última rodada — o Esporte Clube Vitória terá neste sábado (13) um dia decisivo fora de campo. Os associados vão às urnas para escolher o comando do clube para os próximos anos.

Os sócios aptos a votar elegerão os Conselhos Gestor, Deliberativo e Fiscal. A principal disputa, no entanto, está concentrada no Conselho Gestor, responsável pela condução administrativa do clube. Concorrem ao cargo o atual presidente Fábio Mota, pela chapa Leão Colossal, e o ex-jogador do Vitória e atual deputado estadual Marcone Amaral, que lidera a chapa Aliança Vitória SAF.

As vagas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal serão preenchidas de acordo com a proporcionalidade dos votos obtidos por cada chapa. Ao todo, serão eleitos 150 membros para o Conselho Deliberativo e nove membros titulares para o Conselho Fiscal.

Pela chapa Leão Colossal, Fábio Mota apoia a continuidade dos atuais presidentes dos conselhos: Nilton Almeida, no Deliberativo, e Raimundo Viana, no Fiscal. Já a chapa Aliança Vitória SAF, formada por grupos de oposição à atual gestão, tem Valmar Sant’Anna como candidato ao Conselho Fiscal e Vagner Reis ao Conselho Deliberativo, ambos com apoio de Marcone Amaral.

Desafio financeiro

Independentemente do resultado, o principal desafio da gestão que será eleita neste sábado será a situação financeira do clube. A nova direção terá como missão viabilizar recursos para o pagamento de dívidas e a montagem de um elenco mais competitivo, capaz de apresentar melhores resultados em campo — algo que não se concretizou em 2025, temporada em que o Vitória não conquistou títulos e foi eliminado de forma precoce em competições consideradas estratégicas.

Votação e apuração

As eleições acontecem na sede do clube, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, das 9h às 19h. O acesso dos eleitores será pelo portão 18. Os sócios aptos a votar passarão por uma triagem no local e devem apresentar documento original com foto.

De acordo com a comissão eleitoral, a apuração dos votos terá início imediatamente após o encerramento da votação, com a proclamação do resultado e a posse dos eleitos previstas ainda para este sábado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui