Por Eliezer de Santana Santos
O INSS realiza neste final de semana, 27 e 28 de setembro, um mutirão de perícias médicas em 35 cidades brasileiras. Dentre essas cidades, 8 estão localizadas na Bahia. São elas: Irecê, Paripiranga, Caetité (sábado), Barreiras, Santa Rita de Cássia, Eunápolis, Cruz das Almas e Nazaré. O Ministério da Previdência Social estima que cinco mil pessoas sejam beneficiadas em várias regiões do país.
O objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera e evitar que os segurados enfrentem longos deslocamentos para a realização das perícias médicas.
De acordo com as informações do INSS, a maior parte dos atendimentos será feita por meio de telemedicina (perícia conectada), o que deve ampliar o acesso da população, especialmente em regiões com escassez de peritos. A Perícia Conectada traz a mesma segurança e os mesmos princípios basilares do atendimento presencial, em que a privacidade e o sigilo do atendimento pericial são preservados.
Os atendimentos serão exclusivamente para segurados que já haviam agendado a pericia e estão na fila de espera. Serão realizadas perícias iniciais para benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, e também avaliações médicas de requerimentos de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência e nas revisões desses benefícios assistenciais.
A região sul receberá a maior oferta de vagas. Serão 800 atendimentos na cidade de Joinvile (SC), 400 em Curitiba e 374 em Cascavel, ambas no Paraná.