Câmara dos Deputados debate proteção infantojuvenil no mundo digital

Foto: Tânia Rego

Parlamentares discutem riscos da “adultização” nas redes sociais e votam projeto de lei que cria novas regras de segurança online

A Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (20), no Plenário Ulysses Guimarães, uma comissão geral destinada a discutir a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. O tema ganhou repercussão após vídeo do influenciador Felca, que denunciou a exposição precoce de menores na internet, alcançando mais de 28 milhões de visualizações.

O debate gira em torno da chamada “adultização” nas redes, que envolve tanto o acesso a conteúdos impróprios quanto a publicação de imagens que estimulam comportamentos de conotação adulta. Especialistas alertam que os algoritmos potencializam esse tipo de material, muitas vezes chegando até a grupos de exploração sexual.

Ainda nesta quarta, está prevista a votação do Projeto de Lei 2628/22, já aprovado no Senado, que impõe às empresas de tecnologia a obrigação de criar mecanismos de bloqueio para impedir o acesso de menores a conteúdos inadequados.

O tema divide opiniões: enquanto organizações e parte dos parlamentares defendem a aprovação imediata da proposta, outros deputados exigem medidas mais rigorosas contra crimes virtuais de exploração sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui