Brecha no Android permite a hacker travar celular e pode afetar 1 bilhão de telefones

0
193

Uma falha no sistema operacional Android pode deixar cerca de 1 bilhão de telefones vulneráveis a ataques de hackers. A vulnerabilidade foi revelada na ultima quarta-feira (29).

De acordo com a empresa de segurança Trend Micro, a brecha está presente nos aparelhos com sistema do Google, desde a versão 4.3 (Jelly Bean) até o mais recente Android 5.1.1 (Lollipop).

A brecha encontrada pode ser usada por hackers para desativar os recursos de áudio do smartphone ou tablet. Dessa forma, o aparelho fica totalmente silencioso, não-responsivo e pode até parar de funcionar. Como resultado do problema, o usuário não ouve toques de chamadas, mensagens, não consegue atender ligações, além de provocar lentidão. A contaminação do dispositivo pode ser feita por meio do download de um aplicativo contaminado, contendo um arquivo malicioso no formato de vídeo MKV. Ela também ocorre pelo simples acesso a sites mantidos por hackers.

 O malware se inicializa automaticamente sempre que o celular é ligado e a vulnerabilidade é acionada quando Android lida com arquivos de mídia.Apesar de a Google já estar ciente do problema e ter aplicado uma correção para o projeto fonte do Android, a falha ainda continuará a existir até que o patch seja distribuído para todos e instalado pelos usuários.

A Zimperium sugere que os consumidores procurem as empresas responsáveis pela distribuição de atualização do sistema operacional para saber quando essa correção chegará aos seus aparelhos.Para o site VentureBeat, a Google emitiu um comunicado oficial agradecendo os responsáveis por encontrar a falha e acalmando a comunidade Android.  “A segurança dos usuários Android é extremamente importante para nós e por isso nós respondemos rapidamente com patches que já foram providenciados para os parceiros que podem aplica-los para qualquer dispositivo.

A maioria dos aparelho Android, incluindo os mais recentes, possuem múltiplas tecnologias que foram criadas para dificultar a vida dos invasores. Os dispositivos Android também possuem uma aplicação ‘caixa de areia’ criada para proteger os dados e outros aplicativos nos aparelhos”.

Por: iBahia

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here