Bahia supera o Retrô com triunfo apertado na Arena Fonte Nova e sai na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Lucho Rodríguez comemora gol pelo Bahia (Foto: Letícia Martins / EC Bahia)

Lucho Rodríguez encerra jejum com dois gols, mas falha de Ronaldo e gol no fim mantêm o Retrô vivo na disputa por vaga nas quartas da Copa do Brasil

Com uma atuação de altos e baixos, o Bahia venceu o Retrô por 3 a 2 na noite desta quarta-feira (30), na Arena Fonte Nova, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor de Aço iniciou a partida com imposição e intensidade, contou com a reabilitação de Lucho Rodríguez, autor de dois gols, mas viu a vantagem ser reduzida por erros próprios. O placar apertado mantém o confronto aberto para o jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, na Arena de Pernambuco.

Os primeiros minutos de partida foram marcados por uma forte pressão do time comandado por Rogério Ceni, que aplicava uma eficiente marcação pós-perda e controlava as ações ofensivas. O destaque absoluto da etapa inicial foi o atacante uruguaio Lucho Rodríguez, que enfim encerrou um jejum incômodo de gols.

Aos 17 minutos, o camisa 17 aproveitou cruzamento milimétrico de Kayky pela direita para abrir o placar. Pouco depois, aos 19, se aproveitou de um erro grosseiro do zagueiro Robson, que perdeu a bola em saída de jogo e permitiu que Lucho ampliasse com tranquilidade na saída do goleiro.

Mas a tranquilidade durou pouco. Em um lance bizarro, o goleiro tricolor Ronaldo, sem qualquer pressão, tentou um lançamento com a perna esquerda, mas acabou chutando em cima de Diego Guerra. A bola bateu no meio-campista adversário e foi morrer no fundo da rede, em um gol acidental que reacendeu a equipe pernambucana. O próprio Diego Guerra precisou ser substituído após levar a bolada.

Na volta do intervalo, o Bahia manteve amplo domínio territorial e de posse de bola — chegando a registrar mais de 80% de controle —, mas encontrou dificuldades para converter superioridade em oportunidades claras de gol. O Retrô, por outro lado, explorava os espaços deixados e quase empatou com Mike, em chute forte que exigiu grande defesa de Ronaldo.

O técnico Rogério Ceni foi decisivo ao promover alterações que deram nova dinâmica ao time. Aos 30 minutos, três atletas que vieram do banco participaram diretamente do terceiro gol. Everton Ribeiro fez belo lançamento para Ademir, que arrancou pela direita e cruzou com precisão para Willian José completar de primeira e balançar a rede.

Contudo, o Retrô não se deu por vencido e voltou a encostar no placar. Em cobrança de escanteio, Mascote subiu bem na segunda trave e cabeceou para marcar o segundo dos visitantes, aos 42 minutos. O gol deixou o confronto em aberto para o jogo de volta.

Com o resultado, o Bahia joga pelo empate no duelo de volta, em Pernambuco. Caso o Retrô vença por um gol de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis. Se os pernambucanos vencerem por dois ou mais gols, avançam diretamente às quartas de final.O Tricolor agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Sport neste sábado (3), às 16h, na Ilha do Retiro. Já o Retrô disputa o clássico estadual contra o Náutico, no domingo (4), às 19h, nos Aflitos, pela Série C.

Melhores Momentos













Foto: Letícia Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui