Bahia registra pontuação 3,7 no Ideb

Nota ficou abaixo da meta

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (14), mostram que a Bahia não alcançou a meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No ensino médio, o estado pontuou 3,7 numa meta que é de 4,5.

A nota do Ideb subiu apenas dois décimos de 2021 para 2024 quando o índice foi de 3,5.

O Ideb é um indicador que monitora a qualidade da educação em todos os estados brasileiros e estabelece metas para a melhoria. Esse índice é calculado pela taxa de aprovação escolar e as médias em português e matemática. As notas são apuradas pelo Censo Escolar e as médias utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice pode variar de 0 a 10. Ou seja, quanto melhor for o desempenho dos estudantes e o índice de aprovação, maior será a pontuação do Ideb.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), usou suas redes sociais para compartilhar um vídeo após a liberação da nota. O chefe do executivo estadual afirmou que a Bahia deu um salto qualitativo no índice. “Nós saímos de 3,5 para 3,7 na nota avaliativa do Ideb, como é chamado o indicador da avaliação básica e nós saímos também da posição 22ª para 18ª e cada vez mais dando os passos significativos para a gente garantir a qualidade da educação baiana”, disse o petista.










Bahia Reconcavo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here