Investimento de R$ 27,7 milhões contempla 54 municípios baianos, fortalecendo a rede de atendimento e ampliando o acesso em áreas remotas
A Bahia consolidou, nesta quinta-feira (21), sua posição de referência nacional em saúde bucal com a entrega de 54 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), viabilizadas pelo Novo PAC Saúde. A cerimônia ocorreu em Sorocaba (SP) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que repassou ao estado veículos equipados para garantir atendimento odontológico de qualidade, especialmente em áreas de difícil acesso. O investimento total ultrapassa R$ 27,7 milhões.
As novas unidades, que funcionam como extensões das Unidades Básicas de Saúde, dispõem de cadeira odontológica completa, raio-X, gerador de energia e estrutura adequada para procedimentos que vão do atendimento primário a tratamentos mais complexos, como endodontia e próteses.
Além da política nacional sancionada em 2023, que tornou o atendimento odontológico pelo SUS permanente, a Bahia já se destacava com iniciativas próprias, a exemplo do programa Odontomóvel nas Escolas, que realizou mais de 373 mil atendimentos desde 2023, e das Feiras de Saúde, responsáveis por outros 87 mil procedimentos. Somadas, as ações já ultrapassam 460 mil atendimentos.
A coordenadora executiva de Fortalecimento do SUS, Roberta Sampaio, destacou que a entrega amplia o alcance das ações: “Com o apoio federal, reafirmamos nosso compromisso de levar cuidado a quem mais precisa, inclusive em regiões remotas”. Já a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, ressaltou que a medida fortalece a rede contínua de serviços no SUS.
Nesta primeira etapa, foram contemplados 49 municípios: Acajutiba, Adustina, Água Fria, América Dourada, Anagé, Aporá, Arataca, Barro Preto, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Canudos, Caravelas, Cardeal da Silva, Chorrochó, Cocos, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Curaçá, Dario Meira, Encruzilhada, Guaratinga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ipirá, Itiúba, Jaguaripe, Jequié, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macururé, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Mirante, Monte Santo, Nova Itarana, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Pedro Alexandre, Planaltino, Riacho de Santana, Santa Brígida, Santa Cruz da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Teolândia, Uauá e Vitória da Conquista.
Outras cinco cidades contempladas ainda em julho, durante agenda presidencial em Juazeiro também já contam com os veículos. O Ministério da Saúde prevê renovação da frota a cada cinco anos, garantindo qualidade e continuidade dos serviços.