Bahia perde mais uma fora de casa, frustra a torcida e disputará a Pré-Libertadores

Imagem do gol de Ganso Foto: André Durão

Por Eliezer de Santana
Tricolor encerra o Brasileirão com derrota no Maracanã e confirma vaga apenas na fase preliminar da Libertadores

Em partida disputada na tarde deste domingo (7), no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, o Bahia voltou a decepcionar longe de Salvador e foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 0. O resultado manteve o tricolor baiano na sétima colocação da tabela, garantindo apenas a vaga na Pré-Libertadores, cuja disputa começa em 17 de fevereiro de 2026.

Durante a semana, o técnico Rogério Ceni havia cobrado um desempenho mais sólido como visitante, mas o Bahia novamente não conseguiu segurar o ímpeto adversário, especialmente na segunda etapa.

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado, com poucas chances claras para os dois lados. Aos 26 minutos, Acosta lançou Serna, que saiu livre, mas parou em Ronaldo, protagonista de mais uma grande defesa. Três minutos depois, Everaldo invadiu a área pela direita e finalizou para nova intervenção do goleiro tricolor, que foi um dos destaques da partida.

O Bahia respondeu com Erick Pulga, que obrigou Fábio a fazer boa defesa. A melhor oportunidade baiana surgiu aos 42 minutos: Jean Lucas recuperou a bola, tabelou com Ademir e deixou Willian José na cara do gol — porém, o atacante finalizou em cima do goleiro do Fluminense.

Segundo tempo

Para a etapa final, Ceni precisou substituir Ademir, lesionado, por Tiago. O Fluminense retornou pressionando mais, mas o duelo permaneceu morno, com poucas oportunidades até a metade do tempo. Nas vezes em que o time carioca conseguiu infiltrar, Ronaldo manteve o Bahia vivo.

Aos 29 minutos, porém, veio o erro que mudou o jogo: Tiago recuou mal a bola, e Ganso — que havia acabado de entrar — aproveitou para encobrir o goleiro e abrir o placar. Com as saídas de Everton Ribeiro e Acevedo para as entradas de Rodrigo Nestor e Caio Alexandre, o Bahia perdeu consistência no meio-campo e passou a dar mais espaços ao adversário.

Aos 40 minutos, Soteldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Thiago Silva cabecear e fechar o placar em 2 a 0.

Campanha histórica, mas com ressalvas

Mesmo com o fraco desempenho fora de casa — contraste direto com a força demonstrada na Arena Fonte Nova — o Bahia encerrou sua melhor campanha na era dos pontos corridos, somando 60 pontos. A pontuação garantiu novamente a presença na Pré-Libertadores, que o clube disputará pelo segundo ano consecutivo.

Se quiser avançar à fase de grupos em 2026, o tricolor precisará corrigir urgentemente sua postura como visitante, ponto fraco que marcou toda a temporada.


Melhores Momentos


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui