Início Esportes Bahia goleia o Atlético de Alagoinhas e faz a melhor campanha do...

Bahia goleia o Atlético de Alagoinhas e faz a melhor campanha do Campeonato Baiano

Imagem da partida entre Atlético de Alagoinhas e Bahia no Estádio de Pituacu Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Por Eliezer de Santana

Com sete vitórias e dois empates, Tricolor garante vantagem nas semifinais e mantém chance de título invicto.

Em partida isolada do Campeonato Baiano, o Bahia goleou o Atlético de Alagoinhas por 4 a 2 na noite de sábado (21), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pela última rodada da primeira fase da competição. Com o resultado, o Tricolor de Aço confirmou a melhor campanha do estadual e assegurou a vantagem de decidir em casa na fase semifinal.

A equipe comandada por Rogério Ceni encerrou a primeira fase com 23 pontos conquistados, fruto de sete vitórias e dois empates, alcançando sua melhor pontuação desde 2018 — ano em que foi adotado o formato atual do torneio, com dez clubes e nove rodadas na etapa inicial. Além do bom desempenho ofensivo, o Bahia terminou como um dos ataques mais eficientes da competição.

Caso avance à final, o Bahia poderá conquistar o título de forma invicta, já que precisará vencer os confrontos da semifinal e da decisão para levantar a taça sem derrotas no campeonato.

O jogo

O Bahia voltou a apresentar um futebol dominante no primeiro tempo e abriu o placar logo nos minutos iniciais. Após belo lançamento do atacante Sanabria, Everaldo apareceu livre para finalizar e marcar o primeiro gol da partida. Com ritmo intenso e controle das ações, o Tricolor ampliou com Rodrigo Nestor, destaque do jogo pela movimentação e qualidade no meio-campo.

Ainda na etapa inicial, Erick fez o terceiro gol ao subir mais alto que a defesa adversária e marcar de cabeça após cobrança de falta, consolidando a superioridade da equipe da capital antes do intervalo.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o Bahia manteve a postura ofensiva e seguiu pressionando no campo adversário. Aos oito minutos, Dell marcou o quarto gol após nova cobrança de falta de Everaldo e rebote do goleiro do Atlético de Alagoinhas.

Com o placar elástico, o Tricolor diminuiu o ritmo, e o time do interior se lançou ao ataque. Aproveitando duas falhas defensivas do Bahia — ponto mais frágil da equipe na partida — o Atlético conseguiu diminuir o marcador, dando números finais ao confronto.

Próximos desafios

Com o encerramento da última rodada da primeira fase, os demais classificados para as semifinais do Campeonato Baiano serão definidos neste domingo. O Bahia, já garantido na liderança, aguarda a definição de seu adversário no mata-mata.

Agora, o Tricolor volta as atenções para a disputa internacional. Na próxima quarta-feira, a equipe enfrenta o O’Higgins, do Chile, pela fase preliminar da Copa Libertadores. Após derrota por 1 a 0 no jogo de ida, o Bahia precisa vencer em Salvador para seguir vivo na competição continental.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui