Para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), enviou profissionais, entre eles bombeiros com experiência em situações de emergência e médicos e enfermeiros, para auxiliar na atual situação registrada no Rio Grande do Sul, além do rompimento de uma barragem, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades gaúchas.
O comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezine explicou que a equipe se encontra totalmente preparada e equipada, pois tem conhecimento das dificuldades enfrentadas nesse momento. Edson Ribeiro Júnior, sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-Ba), tem experiência em enchentes na Bahia e já participou de ações no Oeste e Extremo Sul do estado. “A gente vai junto com o Corpo de Bombeiros para apoiar as equipes na análise da situação de saúde, na observação dos desabrigados, abrigos, enfim, a gente vai tentar apoiar, ver quais são as necessidades, conhecer o cenário e fazer uma avaliação de risco”.
“É uma situação que envolve muitas perdas. Então, a saúde mental também é uma coisa a ser avaliada”, acrescentou. “Outro aspecto importante são as doenças que são emergentes em desastres, como as arboviroses, leptospirose, as doenças diarreicas, as transmissíveis, além da situação vacinal e de vários outros fatores que precisam ser avaliados”, revelou Edson.
Sesau/Ba