Bahia envia bombeiros militares e profissionais de saúde em vigilância sanitária para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul


Para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB), juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), enviou profissionais, entre eles bombeiros com experiência em situações de emergência e médicos e enfermeiros, para auxiliar na atual situação registrada no Rio Grande do Sul, além do rompimento de uma barragem, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades gaúchas.

O comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezine explicou que a equipe se encontra totalmente preparada e equipada, pois tem conhecimento das dificuldades enfrentadas nesse momento. Edson Ribeiro Júnior, sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS-Ba), tem experiência em enchentes na Bahia e já participou de ações no Oeste e Extremo Sul do estado. “A gente vai junto com o Corpo de Bombeiros para apoiar as equipes na análise da situação de saúde, na observação dos desabrigados, abrigos, enfim, a gente vai tentar apoiar, ver quais são as necessidades, conhecer o cenário e fazer uma avaliação de risco”.

“É uma situação que envolve muitas perdas. Então, a saúde mental também é uma coisa a ser avaliada”, acrescentou. “Outro aspecto importante são as doenças que são emergentes em desastres, como as arboviroses, leptospirose, as doenças diarreicas, as transmissíveis, além da situação vacinal e de vários outros fatores que precisam ser avaliados”, revelou Edson.








Sesau/Ba

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here