Henrique Almeida, para a Chape, e Marco Antônio, para o Tricolor, marcam os gols da partida. Empate é ruim para os dois times
Na busca por encerrar o jejum de triunfos como mandante, o Bahia assumiu o controle da partida e teve a posse de bola logo de início. Fernandão e Gregore arriscaram, mas não conseguiram balançar as redes. Sem grande poder de articulação, a Chapecoense explorou a bola parada, e foi justamente em cobrança de falta que conseguiu abrir o placar. Bruno Pacheco levantou a bola na área e Henrique Almeida completou para o fundo das redes. O gol criou um ambiente de impaciência na Fonte Nova. A cada erro, os torcedores aumentavam as reclamações. Em resposta, Élber quase fez um golaço, ao fazer fila na defesa adversária e finalizar para fora. O lance não impediu que, com apito para o intervalo, os torcedores vaiassem o Tricolor.
Para deixar o Bahia mais ofensivo, Roger Machado substituiu Élber por Gilberto e deixou o time com dois centroavantes. Mais na base da pressão do que na construção consciente de jogadas, o Tricolor pressionou a Chapecoense, que se fechava na defesa, em busca de uma chance para contra-atacar. De tanto insistir, a equipe baiana igualou o placar com Marco Antônio, em belo chute de fora da área. No lance seguinte, Gilberto acertou o travessão, ao completar cruzamento quase na pequena área. Nos minutos finais, Renato foi expulso com o vermelho direto, mas o VAR revisou o lance e o cartão foi anulado.
O Bahia chega a cinco jogos sem vencer como mandante na série A. O último triunfo ocorreu em setembro, quando a equipe de Roger Machado bateu o Botafogo na Arena Fonte Nova. Desde então, empatou com São Paulo e Chapecoense e perdeu para Athletico, Ceará, e Internacional. Bahia e Chapecoense voltam a jogar no próximo domingo, pela 32ª rodada da Série A. Às 18h (de Brasília), o Tricolor encara o líder Flamengo, no Maracanã, Rio de Janeiro. A partida da Chape será às 19h, contra o Grêmio, na Arena Condá, em Chapecó.
GE / Foto: Tarla Wolski