Assédio Moral nas Relações de Trabalho é Tema de Palestra com Ministra do TST

Foto: OAB/Feira

Ministra do TST debate assédio moral em palestra com presença da presidente da OAB Feira de Santana

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, ministrou uma palestra, na última semana, sobre “assédio moral nas relações de trabalho”. O evento aconteceu na sede da OAB Seccional Bahia, em Salvador. A presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Lorena Peixoto, assistiu à palestra.

“O tema é extremamente relevante, pois o assédio moral ainda é uma realidade presente em muitas relações profissionais. E entender como identificá-lo, preveni-lo e combatê-lo é essencial tanto para empregadores quanto para trabalhadores”, declara Lorena Peixoto.

Ela ainda destaca que eventos como este “reforçam a importância da informação e do debate para a promoção de uma cultura profissional saudável”. Dados do site do TST apontam que, em cinco anos, a Justiça do Trabalho, em todas as suas instâncias, julgou mais de 450 mil casos de assédio moral.

Mais precisamente, entre os anos de 2020 e 2024, foram recebidas exatas 458.164 novas ações envolvendo pedidos de indenização por dano moral decorrentes de assédio moral no trabalho. Somente entre 2023 e 2024, esse número cresceu 28%, passando de 91.049 para exatos 116.739 processos.

Podem ser classificadas como assédio moral condutas do tipo cobranças excessivas, comentários constrangedores, tratamento agressivo, ameaças de punição caso não se cumpra determinada tarefa, ou negativa de oportunidades de trabalho e promoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui