Aliado à alimentação, os exercícios físicos são fundamentais na saúde mental
Um dos maiores problemas do mundo moderno, o estresse pode causar inúmeras doenças psiquiátricas, gastrointestinais, cardíacas, diabetes, obesidade, entre outras.
E um remédio para combater os efeitos é bem simples: boa alimentação e exercícios físicos. Algumas práticas podem ajudar a minimizar os efeitos do estresse. Mastigar mais lentamente os alimentos, o que gera mais prazer e promove maior saciedade; priorizar alimentos com melhor qualidade nutricional e menor densidade calórica; e ingerir alimentos mais frescos, regionais e na safra e menos industrializados são algumas das dicas para manter um nível de estresse baixo.
Aliado à alimentação, os exercícios físicos são fundamentais na saúde mental. Estudos apontam que, em especial exercícios aeróbicos, têm ação antidepressiva e redução da ansiedade. Com a prática, além do condicionamento físico, o humor e a sociabilidade são melhorados.
Por conta desses benefícios, é recomendado praticar em média 30 minutos de atividade física semanal. Além disso, introduzir técnicas de relaxamento e controle de respiração, com meditação, yoga e acupuntura são boas opções.