Alagoinhas amplia proteção pré-natal com vacina contra bronquiolite

Foto: Ascom Alagoinhas

Imunização para gestantes a partir da 28ª semana passa a integrar rotina das unidades de saúde

A Prefeitura de Alagoinhas começou, nesta segunda-feira (8), a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana. O patógeno é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite, condição que figura entre as principais causas de infecções respiratórias severas em recém-nascidos e crianças pequenas.

O imunizante, ofertado em todas as unidades de saúde do município, é administrado em dose única e sem limite superior de idade gestacional. Além de proteger a gestante, a vacina garante anticorpos ao bebê ainda durante a gestação, proporcionando defesa imediata após o nascimento. Para receber a dose, é necessário apresentar cartão de vacina, CPF e cartão da gestante.

A vacina contra o VSR foi recentemente incorporada ao Programa Nacional de Imunizações e está disponível gratuitamente pelo SUS. Na rede privada, segue acessível a gestantes, idosos e grupos específicos, com custo aproximado de R$ 1,5 mil por aplicação.

Apesar de a maioria das infecções se manifestar como um resfriado comum, crianças menores de dois anos estão mais suscetíveis a complicações graves. A bronquiolite pode exigir internação e, em situações críticas, levar ao óbito, reforçando a importância da imunização precoce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui