Musculação e pilates podem diminuir lesões em pessoas com sobrepeso. Pesquisas apontam que Índice de massa corpóreo não é principal fator de risco em corredores
Eu ouço muitas pessoas dizendo que gostariam de começar a correr mas têm receio por estarem acima do peso. Há um certo medo de lesões, já que a corrida é um esporte de impacto e o sobrepeso geraria maior desgaste no corpo, teoricamente. A boa notícia é que estar acima do peso não impede a prática de corrida, mas alguns cuidados devem ser tomados.
Sobre as precauções necessárias, elas começam com uma avaliação médica, principalmente do funcionamento do coração. Sabemos que a questão do peso vai muito além da estética, podendo atingir a saúde de todos os órgãos e sistemas do corpo. Então, um check-up geral e a liberação de um médico são os primeiros passos para a corrida.
Após saber que está tudo certo com o coração é hora de cuidar dos músculos e articulações, os motores da corrida. De fato, um excesso de peso vai gerar maior sobrecarga mecânica sobre o corpo, porém é possível minimizá-la com o uso de duas ferramentas: o fortalecimento muscular e a biomecânica da corrida.
A força muscular em nível normal dificulta o aparecimento de lesões, pois os músculos em boa condição protegem as articulações contra o impacto. Há diversas opções para trabalhar o fortalecimento muscular, como por exemplo, a tradicional musculação, o recente e popular treinamento funcional, o pilates, e até mesmo exercícios feitos em casa.
Já a biomecânica se refere a maneira como o corpo se movimenta na corrida. Quanto melhor o movimento menos o corpo sofre com sobrecargas. Pensando nisso, o ponto mais importante a ser cuidado na biomecânica de um corredor com sobrepeso é a absorção de impacto. O corpo deve se movimentar de uma maneira adequada para que os músculos sejam capazes de absorver aquele impacto e minimizar a sobrecarga sobre as articulações.
Uma maneira simples de perceber se o corpo está executando essa função adequadamente é atentar-se para o barulho na corrida. Quanto mais baixo o ruído do pé ao aterrissar no chão, menor é o impacto. Essa dica pode ser seguida por qualquer corredor, mas em caso de dúvidas ou dores é importante procurar um profissional especialista em biomecânica da corrida.
Para finalizar os cuidados da corrida com sobrepeso é muito importante cuidar do volume de treinamento. Ele deve respeitar os limites do corpo e seu aumento deve ser sempre gradativo. Cuidar da saúde e biomecânica da corrida não é exclusividade de quem está acima do peso. Todas as precauções citadas farão bem a qualquer corredor, tornando sua prática esportiva o mais saudável possível.
Boa tarde
Admirei muito este blog.
Por mais sites idem a este!
Alice da http://www.shameonyoublogueira.com/intelimax-iq
Ola Alice, Bom dia, Olha manda seus artigos para redacaochiconaonda@gmail.com e eles apareceram no nosso site… Fica a vontade…