UFBA cria Faculdade de Educação Física e consolida sonho histórico da comunidade acadêmica

Imagem de um professor de Educação Física dando aula - Foto:Javi Sanz/ gettyimages

Por Eliezer de Santana

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) deu um passo histórico ao aprovar, por unanimidade, a criação da sua Faculdade de Educação Física (FEF). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) em sessão realizada no dia 29 de janeiro de 2026 e representa a concretização de um sonho antigo de docentes, estudantes e técnicos da área.

Atualmente vinculada ao Departamento III – Educação Física da Faculdade de Educação (Faced), a área passará a constituir uma unidade acadêmica própria, com maior autonomia administrativa, acadêmica e institucional. A mudança fortalece a Educação Física dentro da universidade e amplia suas possibilidades de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.

Relator do processo de criação da nova faculdade, o professor Fábio Velame, diretor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e integrante do Consuni, destacou que a transformação em unidade acadêmica independente permitirá avanços significativos. Segundo ele, a nova estrutura garante maior autonomia para planejamento pedagógico, gestão de recursos e desenvolvimento de projetos estratégicos para a área.

Além do tradicional curso de Licenciatura em Educação Física — oferecido há 37 anos pela Faculdade de Educação (FACED), e responsável pela formação de centenas de profissionais que atuam na educação básica e em políticas públicas —, a nova Faculdade passará a ofertar também o curso de Bacharelado. A ampliação atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica e do mercado profissional, abrindo novas possibilidades de formação nas áreas de esporte, saúde, lazer e atividade física.

O reitor da UFBA, Paulo Cesar Miguez, celebrou a criação da Faculdade de Educação Física e ressaltou sua importância para a universidade e para a sociedade. “A nova unidade certamente contribuirá para a ampliação da nossa capacidade formativa, agora também dedicada a essa importante área do conhecimento. Bem-vinda, Faculdade de Educação Física. Parabéns à Universidade Federal da Bahia. Viva a universidade pública”, afirmou.

Com a nova configuração, a FEF contará com direção própria, áreas administrativa e financeira, colegiado de graduação, colegiado de pós-graduação, um departamento e três núcleos acadêmicos — ensino, pesquisa e extensão. A estrutura também inclui diversas secretarias de apoio, como tecnologia da informação e setores voltados às áreas de Educação Física, Esporte e Lazer.

A Faculdade de Educação Física passa ainda a ter representação nos principais conselhos superiores da UFBA, como o Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), o Conselho de Extensão (CAPEX) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ampliando sua participação nas decisões estratégicas da instituição.

A criação da FEF reforça o compromisso da UFBA com a valorização do ensino público, gratuito e de qualidade, além de reconhecer a relevância social, científica e pedagógica da Educação Física no desenvolvimento humano e na promoção da saúde e do bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui