Projeto ALFA-EJA Brasil dá voz a estudantes da EJA do Norte e Nordeste, por meio da escrita autobiográfica

Entre outubro e novembro, a iniciativa promove oficinas de leitura e escrita com educandos de EJA em cidades dos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Pernambuco

Já imaginou um estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) escrevendo a própria autobiografia? É exatamente isso que acontece nas Oficinas “Minha história dá um livro”, do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizadas entre 27 de outubro e 14 de novembro. A iniciativa é realizada pelo Instituto Paulo Freire e tem a parceria da Petrobras.

O Projeto reúne educandos da EJA, de 15 municípios participantes, oferecendo um espaço de diálogo, reflexão e protagonismo. Entre as cidades atendidas estão: Carauari (AM), Coari (AM), Oiapoque (AP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Icapuí (CE), Alto do Rodrigues (RN), Conde (BA), Araçás (BA), São Francisco do Conde (BA), Santa Luzia do Itanhy (SE), Brejo Grande (SE), Ipojuca (PE) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Com o tema “Reflexões sobre histórias de vida”, as oficinas estimulam a leitura, a escrita autobiográfica e a construção coletiva de narrativas, valorizando as experiências de cada participante — um princípio da metodologia freiriana. A programação inclui leitura de trechos da obra de Carolina Maria de Jesus, obra literária de uma mulher negra e de origem popular, que inspira reflexão sobre identidade, história e transformação social.

“A oficina é um convite para que os educandos e as educandas reconheçam o valor de suas histórias e percebam que cada trajetória pode, sim, virar um livro. É um momento de escuta, diálogo e respeito, em que todos aprendem uns com os outros”, explica Sônia Couto, educadora formadora do Projeto.

Cada município contará com duas turmas de 30 estudantes, participando de quatro encontros de duas horas, conduzidos por educadores articuladores sociais e educadores das turmas. Durante as atividades, os estudantes da EJA vão refletir sobre sua história, dialogar com trechos da autobiografia de Carolina Maria de Jesus e produzir sua própria narrativa, podendo recorrer à ilustração ou à oralidade quando necessário.

A iniciativa promove diálogo, escuta e valorização das trajetórias individuais, fortalecendo a autoestima e incentivando os educandos a reconhecerem suas histórias como experiências valiosas e transformadoras.

Sobre o Projeto ALFA-EJA Brasil

Realizado pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o ALFA-EJA Brasil tem como missão promover formações, assessoria pedagógica, oficinas, encontros e ações culturais com foco no fortalecimento da EJA como política pública essencial. A iniciativa busca garantir o direito à educação para pessoas jovens, adultas e idosas e contribuir no combate ao analfabetismo no país.


Ao longo dos próximos anos, até final de 2027, o projeto desenvolverá uma série de ações em 15 municípios de forma presencial e a distância, e em 62 municípios de forma online. As principais iniciativas envolvem formações e assessorias pedagógicas para educadores e gestores da EJA, oficinas de leitura e escrita para educandos, o curso online “Como Alfabetizar com Paulo Freire”, a produção e distribuição de materiais pedagógicos (como cadernos, vídeos e podcasts), encontros comunitários, lives formativas e a criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), voltados à memória, formação e articulação local.

Leitura do Mundo: uma análise sobre cada território

A primeira fase do projeto, chamada Leitura do Mundo, foi realizada pela equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire, ao longo do mês de abril, nos 15 municípios que são atendidos de forma presencial e a distância. A etapa envolveu visitas, escutas e diálogos com educadores, gestores, movimentos sociais e comunidades locais, com o objetivo de compreender as realidades e desafios de cada território.
 
Lançamento oficial foi celebrado em quatro lives no Youtube
O projeto foi lançado em agosto com transmissões ao vivo pelo canal da iPF.Tv no YouTube (https://www.youtube.com/@ipftvcanal), que reuniram representantes das Secretarias Municipais de Educação, gestores, educadores e comunidades locais. As lives apresentaram os objetivos e metodologias do projeto e reforçaram a valorização da cultura e da identidade regional.


Assessorias e formações para as secretarias municipais de educação
Entre 8 e 30 de setembro, o Projeto ALFA-EJA Brasil realizou formações presenciais em 15 municípios do Norte e Nordeste para secretarias, gestores e educadores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). As atividades apresentaram os resultados da primeira etapa Leitura do Mundo, promoveram debates, reflexões e momentos culturais, fortalecendo vínculos e alinhando os próximos passos do projeto.

Lançamento do Podcast: “ALFA-EJA Transforma Brasil”
No Dia do Professor, 15 de outubro, estreou o podcast “ALFA-EJA Transforma Brasil: o podcast freiriano”, que propõe diálogo e reflexão sobre os desafios e transformações da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no país. O episódio de estreia, “A práxis de Paulo Freire e a EJA”, reúne especialistas e educadores para discutir como a prática freiriana segue atual e necessária diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira. O programa terá mais dois episódios inéditos até o final do ano.

Sobre o Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire
O Instituto Paulo Freire foi fundado em 1991, com a missão de promover uma educação emancipadora e humanizadora, inspirada nas ideias de Paulo Freire. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Instituto trabalha para combater injustiças sociais e educacionais e promover a transformação social, por meio de práticas educativas que busquem a autonomia e a igualdade de direitos. O Instituto é uma rede global com unidades independentes, em mais de 90 países, e continua a inspirar gerações de educadores e educandos.


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Patrícia Giuffrida e Marcus Vinícius Magalhães
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