Início Cultura Flica 2025 celebra cultura, juventude e diversidade no Recôncavo Baiano

Flica 2025 celebra cultura, juventude e diversidade no Recôncavo Baiano

Foto: Diego Cardoso

Evento literário reúne autores e estudantes em uma grande festa de arte e educação em Cachoeira

A cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será novamente palco de uma das mais expressivas celebrações culturais do país: a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro. Com o tema “Ler é massa!”, o evento gratuito promove uma intensa programação que entrelaça literatura, música, poesia e arte, reunindo mais de 60 escritores nacionais e internacionais.

Parte do Projeto Bahia Literária, promovido pelas secretarias estaduais da Educação e da Cultura, a Flica destaca o protagonismo estudantil ao integrar mais de mil alunos da rede pública em apresentações de teatro, dança, capoeira, fanfarra e produções literárias, todas frutos de iniciativas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo.

Educadores também participam da programação, lançando e expondo suas obras. As atividades refletem o envolvimento das escolas de 14 municípios pertencentes ao Núcleo Territorial do Recôncavo (NTE 21), com destaque para colégios de São Félix, Sapeaçu, Salinas da Margarida e da própria cidade de Cachoeira.

Distribuída entre os espaços Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica e os palcos Ritmos e Raízes, a festa literária contempla ainda os projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Dança Estudantil (DANCE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e o Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE).

A programação musical exalta a pluralidade do Recôncavo com atrações como Adão Negro, Sine Calmon, Lazzo, Márcia Short, Coral Afro da Bahia, Matheus Aleluia Filho e outros nomes que simbolizam a força das expressões culturais locais. Com entrada franca e acessibilidade assegurada, a Flica reafirma seu papel como um espaço inclusivo, criativo e essencial para o fortalecimento da cultura e da educação na Bahia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui