Unidade faz apelo por doações, especialmente dos tipos O+ e O-, para garantir atendimento a pacientes em situação de emergência
O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), uma das principais referências em saúde pública na Bahia, emitiu um alerta urgente à população diante da severa queda nos níveis de seus estoques sanguíneos. A situação atual é considerada crítica, com ênfase na carência dos tipos O positivo e O negativo frequentemente utilizados em casos de emergência devido à sua alta compatibilidade.
A coleta de sangue é realizada pela unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), situada no subsolo do próprio hospital. O serviço está disponível para receber doações voluntárias de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para se candidatar à doação, é necessário que o voluntário esteja em bom estado de saúde, tenha entre 16 e 69 anos (com autorização formal dos responsáveis, no caso de menores de 18 anos), pese acima de 50 quilos e apresente um documento oficial com foto.
A direção do HGRS ressalta que uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, sendo vital para pacientes oncológicos, vítimas de traumas, portadores de doenças hematológicas e aqueles que necessitam de cirurgias urgentes.
“Em momentos como este, um simples ato de solidariedade pode representar a diferença entre a vida e a morte para muitos. Conclamamos toda a sociedade a participar desse esforço coletivo pela vida”, destacou a diretora geral da instituição, Lucrécia Savernini.
A mobilização imediata da população é essencial para evitar o comprometimento de procedimentos médicos e garantir que vidas continuem sendo salvas diariamente.