Retomada do fornecimento ocorre de forma gradual após investimentos de R$ 1,5 milhão em manutenção; imóveis em áreas altas podem levar até 48 horas para ter o abastecimento normalizado.
Após a conclusão da operação de manutenção no sistema de abastecimento, o fornecimento de água começou a ser restabelecido, de forma gradual, na manhã desta quarta-feira (6), em Salvador e outros 12 municípios da Região Metropolitana e Recôncavo. O processo de retomada é técnico e escalonado, exigindo a captação na barragem, tratamento da água e redistribuição pelos principais reservatórios da capital, como Cabula, Dunas, Campinas de Brotas e Águas Claras.
Segundo a Embasa, imóveis localizados em áreas elevadas ou nas extremidades da rede podem levar até 48 horas para ter o fornecimento normalizado. A empresa reforça o apelo ao consumo consciente durante esse período de estabilização.
Das 50 frentes de serviço mobilizadas, 48 foram finalizadas ainda na noite de terça-feira (5), conforme o cronograma previsto. As duas últimas, de maior complexidade técnica, foram concluídas na manhã desta quarta, permitindo a retomada plena da operação.
“A água percorre quilômetros até os imóveis, diferentemente da energia elétrica. Precisamos restabelecer a pressão da rede com cautela para evitar danos”, explica Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na Região Metropolitana de Salvador. O sistema distribuidor da capital, por exemplo, soma mais de 5 mil km de extensão.
Durante a normalização, caminhões-pipa seguem abastecendo unidades de saúde e locais prioritários.
A força-tarefa, que mobilizou cerca de 500 profissionais, teve início na madrugada da terça-feira (5) e envolveu investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. Entre as intervenções, destacam-se melhorias nas estações de bombeamento das barragens Pedra do Cavalo e Joanes 2, substituição de válvulas na ETA Candeias, revisão elétrica, limpeza de estruturas operacionais e a integração de um novo ramal da adutora ao reservatório da Gomeia, em São Caetano.
Municípios com fornecimento em processo de regularização:
- Salvador
- Lauro de Freitas
- Simões Filho
- Candeias
- São Francisco do Conde
- Madre de Deus
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
- Santo Amaro
- Saubara
- Terra Nova
- Coração de Maria
- Conceição do Jacuípe
- Amélia Rodrigues
Essas cidades estão passando por uma regularização gradual no fornecimento de água. Se precisar de mais alguma informação, é só avisar!

Foto: Embasa