Home Cultura Flipelô 2025 homenageia Dias Gomes e promete movimentar o Centro Histórico de...

Flipelô 2025 homenageia Dias Gomes e promete movimentar o Centro Histórico de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Evento celebra a literatura com programação gratuita, foco na inclusão e homenagem ao autor baiano Dias Gomes, atraindo milhares ao coração do Pelourinho.

Entre os dias 6 e 10 de agosto, Salvador será palco da 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que este ano homenageia o dramaturgo e romancista baiano Dias Gomes. O evento, gratuito e aberto ao público, foi lançado com a encenação de O Pagador de Promessas, nas escadarias da Igreja do Passo, marcando o início das celebrações.

Com participação de cerca de 400 escritores — entre eles oito estrangeiros — a festa terá uma programação intensa, que inclui debates, saraus, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e musicais, exposições, oficinas e atividades infantis. A cerimônia de abertura contará com o musical Os dias bem-amados, dirigido por Gil Vicente Tavares, no Largo do Pelourinho.

A Flipelô espera receber mais de 250 mil visitantes nos cinco dias de evento, ocupando mais de 150 espaços no Centro Histórico, da Praça Municipal ao Santo Antônio Além do Carmo. Entre os nomes confirmados está o artista soteropolitano Lázaro Ramos.

Segundo o site da Prefeitura de salvador, a vice-prefeita e secretária de Cultura da Capital baiana, Ana Paula Matos, destacou o papel do festival como ferramenta de valorização da literatura e da identidade baiana. Já o diretor de Turismo, Gegê Magalhães, ressaltou o impacto cultural e turístico do evento, que atrai público nacional e internacional.

A programação também prioriza acessibilidade e inclusão, com oficinas e apresentações protagonizadas por artistas com deficiência, recursos como audiodescrição, Libras e atendimento bilíngue com autistas treinados.

Shows de Gerônimo & Banda Monte Serrat e da Orquestra Afrosinfônica integram a grade musical no Palco Flipelô. Pela primeira vez, conversas literárias também ocorrerão no palco principal, ao entardecer.

Segundo Angela Fraga, coordenadora da Flipelô e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, o evento reforça a missão de democratizar o acesso à leitura e conectar o público a diversas expressões artísticas. A fundação sediará parte da programação com oficinas, saraus e rodas de poesia.













Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here