Tricolor de Aço constrói vantagem no primeiro tempo, segura pressão na etapa final e elimina equipe cearense na Arena Fonte Nova
Na noite desta quarta-feira, o Bahia fez valer o mando de campo e superou o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, assegurando sua classificação para a semifinal da Copa do Nordeste. A equipe comandada por Rogério Ceni se impôs após um início equilibrado e construiu a vitória com gols de Willian José e Caio Alexandre. Matheus Pereira descontou para o time cearense, que esboçou uma reação no segundo tempo, mas não conseguiu evitar a eliminação.
O Fortaleza começou o duelo tentando ditar o ritmo, apostando na movimentação de Marinho pela direita para explorar o setor defensivo baiano. Apesar do início promissor, a equipe visitante viu o Bahia assumir o controle com mais volume de jogo, posse de bola qualificada e presença constante no campo ofensivo. João Ricardo, goleiro do Fortaleza, foi exigido em pelo menos duas boas finalizações, evitando que o Tricolor abrisse o placar mais cedo.
Aos 30 minutos, Gilberto foi derrubado na área por Martínez, e após revisão do VAR, o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, Willian José demonstrou categoria e abriu o placar para o Esquadrão. Já nos acréscimos, Caio Alexandre arriscou de longa distância, contou com uma falha de João Ricardo e ampliou a vantagem baiana para 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Bahia seguiu superior em campo, controlando o ritmo e administrando o resultado. O Fortaleza, porém, se lançou ao ataque e conseguiu diminuir aos 23 minutos da segunda etapa. Após corte mal feito pela defesa, Matheus Pereira aproveitou a sobra e finalizou com precisão, recolocando o time cearense na partida.
O gol deu novo ânimo aos comandados de Vojvoda, que passaram a rondar com mais frequência a área baiana. Apesar da pressão nos minutos finais, com algumas bolas alçadas e tentativas de infiltração, o Fortaleza não conseguiu empatar. Melhor para o Bahia, que administrou o resultado com inteligência e confirmou a classificação.
Classificado para a semifinal, o Bahia volta a campo neste sábado (13), às 21h (de Brasília), quando recebe o Atlético-MG na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, por sua vez, tem clássico regional no domingo (14), às 20h30, diante do Ceará, no Estádio Castelão.
Melhores Momentos
Redação – Foto: Jhony Pinho