Santo Antônio de Jesus: Cidade realiza mutirão para detecção precoce do câncer de mama

Ação acontecerá entre os dias 11 e 26 de agosto e busca ampliar o diagnóstico precoce da doença

Ação conjunta da Prefeitura e do Governo da Bahia oferecerá mamografias gratuitas para mulheres entre 50 e 69 anos, com foco na prevenção e no encaminhamento rápido para tratamento

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, em colaboração com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá um mutirão de rastreamento do câncer de mama, com foco na identificação precoce da doença e no fortalecimento da rede pública de saúde.

A ação é direcionada a mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária considerada prioritária para exames preventivos, com objetivo de ampliar o acesso à mamografia de rastreamento bilateral.

O atendimento será dividido em três etapas. A primeira fase acontece entre os dias 11 e 26 de agosto de 2025, com a realização dos exames na Unidade Móvel de Mamografia, que ficará estacionada na sede da SMS. O funcionamento será das 7h às 12h e das 13h às 18h, com possibilidade de extensão do horário para atender a todas as mulheres agendadas. Os agendamentos serão feitos nas unidades de saúde durante o mês de julho.

Para realizar o exame, é necessário apresentar cópia de um documento com foto (RG ou equivalente), CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e o encaminhamento fornecido pela unidade de origem.

Na segunda etapa, mulheres com resultados inconclusivos ou que apresentarem alterações nas imagens serão encaminhadas para investigação complementar. Já na terceira fase, os casos confirmados de câncer de mama serão incluídos no Sistema Lista Única e encaminhados para tratamento via SUS, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia, conforme indicação médica.

Além dos exames, serão promovidas ações educativas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Para participar, é necessário estar dentro da faixa etária estabelecida, não ter feito mamografia no último ano e não possuir cicatrizes nas mamas.













Redação – Foto: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui