Praias do Paraíso e da Espera são pré-aprovadas e podem receber, em outubro, o selo internacional de sustentabilidade da FEE para a temporada 2025-2026
As praias do Paraíso, em Guarajuba, e da Espera, em Itacimirim, ambas localizadas no município de Camaçari (BA), foram pré-aprovadas na etapa nacional do Programa Bandeira Azul e avançam para a fase internacional de avaliação da temporada 2025-2026. A iniciativa, coordenada pela Foundation for Environmental Education (FEE), reconhece mundialmente a gestão sustentável de praias, marinas e embarcações turísticas. Informou a comunicação da Prefeitura de Camaçari através do seu site.
Com a nova aprovação internacional prevista para setembro, a Praia do Paraíso poderá hastear a Bandeira Azul pela sétima vez consecutiva, enquanto a Praia da Espera chegará à sua sexta certificação. O anúncio oficial dos contemplados ocorrerá em outubro.
O resultado representa mais um avanço da gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), no fortalecimento da imagem de Camaçari como destino turístico sustentável. A prefeitura tem buscado ampliar o número de áreas certificadas, com ações voltadas à melhoria da balneabilidade, da infraestrutura e dos serviços oferecidos aos visitantes.
A certificação internacional Bandeira Azul é concedida a praias e marinas que atendem a 38 critérios rigorosos, relacionados à qualidade da água, segurança, educação ambiental, acessibilidade, turismo responsável e responsabilidade social. A manutenção do selo exige reavaliações anuais e cumprimento contínuo dessas exigências.
A seleção nacional do programa contou com representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Embratur, Instituto Ambientes em Rede (IAR), Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), entre outras entidades do setor ambiental e náutico.
Na América do Sul, o Brasil lidera o número de praias e marinas certificadas pelo programa. Nesta edição, além da Bahia, também participam os estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Na Bahia, além de Camaçari, duas praias da Ilha dos Frades, em Salvador, também foram indicadas à fase internacional.
O Programa Bandeira Azul tem como missão promover a conscientização ambiental entre a população e o poder público, incentivando políticas de preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. A reunião nacional da banca avaliadora foi realizada em 10 de junho.
Redação – Foto: Reprodução Internet