Cachoeira: Ponte Dom Pedro II enfrenta risco de colapso; audiência pública busca soluções

Ponte Cachoeira, São Félix Foto: Reprodução Internet

Audiência pública no dia 17 de junho tentará acelerar a restauração da estrutura que liga Cachoeira a São Félix

Uma audiência pública agendada para o próximo dia 17 de junho buscará soluções urgentes para a restauração da histórica Ponte Dom Pedro II, que conecta as cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. O objetivo do encontro é pressionar por medidas que evitem um possível acidente na estrutura, que está prestes a completar 140 anos e apresenta sinais de deterioração.

O debate se faz necessário após uma tentativa frustrada de discussão no último dia 20 de maio. A reunião não contou com a presença de representantes da VLI Logística, concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica e responsável pela ponte, nem da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inviabilizando o diálogo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira, Pedro Erivaldo, a ausência reflete um “boicote” da empresa, que estaria se eximindo da responsabilidade pela manutenção da ponte e da estação ferroviária local. Ele aponta o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público há 21 anos, que previa a conclusão do restauro em um prazo de 36 meses.

“Até hoje a ferrovia não concluiu a restauração”, afirmou Erivaldo. De acordo com ele, a situação se assemelha a um “cobertor curto”: enquanto uma parte da ponte recebe reparos, outra já se encontra em estado precário. O coordenador alerta para o perigo iminente, com relatos de placas metálicas se soltando da estrutura de 365 metros, por onde ainda transitam veículos de todos os tipos, incluindo caminhões pesados.

A preocupação aumenta com a proximidade da renovação do contrato de concessão da VLI, em 2027. Há o temor de que a empresa devolva o trecho da ponte ao governo sem concluir a obra. “Querem ficar com o filé e deixar o osso para o povo brasileiro”, criticou o coordenador.

A Ponte Dom Pedro II, completará 140 anos em 7 de julho, é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A nova audiência pública está marcada para as 10h do dia 17 de junho, na estação ferroviária de Cachoeira.












As informações são do site Revista Recôncavo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui